Saúde

Secretaria Municipal de Saúde promove evento sobre acidentes com pessoas idosas

Por Redação com Secom Maceió 12/07/2015 16h04

O Programa de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, no próximo dia 24, das 8h às 13h, o evento “Prevenção de Quedas e Outros Acidentes em Pessoas Idosas”. Destinado aos profissionais de saúde e a cuidadores de idosos, o curso será realizado no auditório do Conselho Regional de Psicologia, no bairro do Farol.

As quedas são um problema comum entre as pessoas idosas e são causadas tanto por fatores ligados ao estado de saúde, como uso de medicamentos, distúrbio de marcha, equilíbrio e fraqueza muscular e sedentarismo. Há também os fatores externos, dificuldades propiciadas pelo ambiente, como pisos escorregadios, encerados, molhados, ausência de corrimão, assentos sanitários muito baixos, calçados inapropriados e tapetes soltos.

A fratura de quadril é apontada como a maior causa de internação hospitalar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, no Brasil, 4.521 pessoas idosas sofreram algum tipo de queda. Destas, 875 necessitaram de internação hospitalar. A média nacional de idosos representa 13% da população total.

Para prevenir uma queda no ambiente de casa, o idoso deve utilizar sempre o corrimão, descendo ou subindo as escadas. Não se deve deixar fios e tacos soltos espalhados pelo chão. É preciso também atenção aos chinelos e barras de calças, pois quando muito compridos, podem levar a uma queda. Também é necessário tomar cuidado com os animais de estimação para não tropeçar neles. Os isodos também devem evitar pisos molhados e andar no escuro, considerando que alguns medicamentos podem provocar sono e interferir na visão e equilíbrio.