Convênio internacional com Ufal é destaque para tecnologia 3D
As pesquisas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na área de otimização de materiais geraram frutos que podem impulsionar o conteúdo produzido por alunos e professores da instituição com visibilidade internacional. Na manhã da última sexta-feira (10), a vice-reitora Rachel Rocha formalizou um convênio com a Universidade Americana Georgia Tech, que teve início no pós-doutorado do professor Adeildo Ramos, do Laboratório de Computação Científica e Visual (LCCV).
O ato marca a continuação de um trabalho em parceria com o professor Glaucio Paulino, que veio de Atlanta nos Estados Unidos participar da reunião. Estiveram presentes ainda, o professor Niraldo de Farias, assessor de Intercâmbio Internacional da Ufal; o professor Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), além de profissionais que fizeram parte da mobilização para que o convênio pudesse virar realidade.
Entusiasmado com o importante passo dado pela Universidade, o professor Adeildo Ramos ressaltou que as pesquisas já estão em andamento e se destacam na área de estrutura de materiais para impressões em 3D. “Isso está sendo muito utilizado em indústrias automobilísticas e aeroespaciais. Essa ferramenta casa muito bem com as estruturas de peças usadas nas indústrias do mundo todo. Nosso foco está direcionado a este aspecto. A interação com o professor Paulino permitirá que isso avance, fortalecendo o nosso trabalho aqui na Ufal”, comentou Ramos.
O convidado do LCCV, Glaucio Paulino, falou sobre a importância da Universidade Georgia Tech na área de ciência, tecnologia, arquitetura, engenharia e computação, ficando entre as melhores do mundo em parcerias com empresas e intercâmbio de alunos de vários países. O convênio formalizado com a Ufal também tem o objetivo de, a médio e longo prazo, impulsionar a criação de um curso de doutorado em Estruturas de Materiais, além de estimular a troca de experiências entre graduandos e mestrandos de tecnologia, especialmente, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras.
O presidente da Fapeal, Fábio Guedes, também se prontificou em amadurecer uma parceria. “É muito importante ter um convênio que traga para o Estado a capacidade de se inserir na ciência e tecnologia. A Fapeal pode ofertar bolsas de estudos e viabilizar a mobilidade estudantil e de professores da Ufal para lá [Universidade Georgia Tech]. Não tenham dúvidas de que seremos parceiros nisso”, confirmou o professor.
Últimas notícias
Casal é preso com drogas após tentativa de roubo na Pajuçara
STF mantém decisão contra revisão da vida toda e barra novo recurso de aposentados
Suspeito de matar agentes em Delmiro era amigo de uma das vítimas há mais de 10 anos
Homem sofre choque elétrico durante trabalho em construção em Marechal Deodoro
Leonardo Dias acionará MP para fiscalizar espaços do novo Mercado da Produção
Procon na Rua chega ao Agreste com atendimentos em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
