Convênio internacional com Ufal é destaque para tecnologia 3D
As pesquisas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na área de otimização de materiais geraram frutos que podem impulsionar o conteúdo produzido por alunos e professores da instituição com visibilidade internacional. Na manhã da última sexta-feira (10), a vice-reitora Rachel Rocha formalizou um convênio com a Universidade Americana Georgia Tech, que teve início no pós-doutorado do professor Adeildo Ramos, do Laboratório de Computação Científica e Visual (LCCV).
O ato marca a continuação de um trabalho em parceria com o professor Glaucio Paulino, que veio de Atlanta nos Estados Unidos participar da reunião. Estiveram presentes ainda, o professor Niraldo de Farias, assessor de Intercâmbio Internacional da Ufal; o professor Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), além de profissionais que fizeram parte da mobilização para que o convênio pudesse virar realidade.
Entusiasmado com o importante passo dado pela Universidade, o professor Adeildo Ramos ressaltou que as pesquisas já estão em andamento e se destacam na área de estrutura de materiais para impressões em 3D. “Isso está sendo muito utilizado em indústrias automobilísticas e aeroespaciais. Essa ferramenta casa muito bem com as estruturas de peças usadas nas indústrias do mundo todo. Nosso foco está direcionado a este aspecto. A interação com o professor Paulino permitirá que isso avance, fortalecendo o nosso trabalho aqui na Ufal”, comentou Ramos.
O convidado do LCCV, Glaucio Paulino, falou sobre a importância da Universidade Georgia Tech na área de ciência, tecnologia, arquitetura, engenharia e computação, ficando entre as melhores do mundo em parcerias com empresas e intercâmbio de alunos de vários países. O convênio formalizado com a Ufal também tem o objetivo de, a médio e longo prazo, impulsionar a criação de um curso de doutorado em Estruturas de Materiais, além de estimular a troca de experiências entre graduandos e mestrandos de tecnologia, especialmente, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras.
O presidente da Fapeal, Fábio Guedes, também se prontificou em amadurecer uma parceria. “É muito importante ter um convênio que traga para o Estado a capacidade de se inserir na ciência e tecnologia. A Fapeal pode ofertar bolsas de estudos e viabilizar a mobilidade estudantil e de professores da Ufal para lá [Universidade Georgia Tech]. Não tenham dúvidas de que seremos parceiros nisso”, confirmou o professor.
Últimas notícias
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Governador Paulo Dantas assume presidência do Consórcio Nordeste em 2026
Defensoria Pública move ação contra cobrança abusiva em tratamentos de autismo
Mulher sofre tentativa de feminicídio após ser atropelada e agredida pelo ex-companheiro em Olivença
Hemoal promove coleta externa no Ifal Maceió nesta terça-feira (2)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
