Defensoria Pública de Alagoas passará a atuar em Bases Comunitárias de Maceió
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas firmou, durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (14), em sua sede, uma parceria com as Bases Comunitárias de Segurança de Maceió. O Programa ‘Defensoria nas Bases Comunitárias’ tem como finalidade ofertar os serviços oferecidos pelo órgão diretamente às comunidades, por meio da unidade móvel de atendimento itinerante da Defensoria. O primeiro local a receber o programa será a Base Comunitária do Jacintinho, no próximo dia 31 de julho.
A reunião, que contou com a presença da Subdefensora Geral do Estado Ana Karine Brito, da defensora pública Taiane Grave, e dos representantes das bases comunitárias, Major Francelino, chefe do Núcleo de Polícia Comunitária; subtenente Anderson, Base Jacintinho; sargento C. Alexandre, Base Vergel do Lago; sargento Lima, Base Santa Maria; Sd. Cardoso e Sd Thiago, Base Jacintinho e Ten. PM Dayana, auxiliar, estabeleceu ainda calendário para as próximas atividades.
Para a Subdefensora Geral Ana Karine Brito, a iniciativa levará a Defensoria para mais perto de quem precisa dos serviços ofertados pela instituição. “Buscamos levar a Defensoria a quem precisa de nosso trabalho, promover cidadania e esclarecer a população a respeito dos seus direitos. A proposta é ir de encontro aos anseios dos cidadãos, pois assim esperamos saciá-los da melhor forma possível” comentou a Subdefensora.
Defensoria nas Bases Comunitárias
O programa ‘Defensoria nas Bases Comunitárias' seguirá os mesmos moldes do trabalho já exercido pela instituição, através do Programa ‘Expresso da Cidadania’, que percorre o interior do Estado, nos municípios que ainda não possuem defensor público.
O diferencial é que nos bairros da capital, o programa irá contar com o auxílio das Bases Comunitárias de segurança para divulgação e organização das atividades. “As bases comunitárias tem como principal objetivo aproximar a população da polícia e principalmente dos direitos que muitas vezes eles desconhecem. O trabalho em parceria com a Defensoria ajudará no nosso trabalho e proporcionará mais cidadania a uma população tão pobre e desprovida de tudo”, comentou o sargento PM Eliziário, comandante da Base Comunitária do Conjunto Selma Bandeira, no Benedito Bentes.
Calendário de Ações
De acordo com o calendário ajustado nesta terça, a primeira comunidade a receber a ação será o Jacintinho, no próximo dia 31 de julho. No dia 21 de agosto, será a vez da localidade de Santa Maria e região. Em setembro, o bairro Vergel receberá as ações da Defensoria no dia 04 e o Conjunto Osman Loureiro e região no dia 28. No mês de outubro será a vez das bases do Carminha, no dia 09, e do Conjunto Selma Bandeira, no dia 30.
Os atendimentos serão realizados nas proximidades das bases comunitárias e serão voltados a população local. As ações serão realizadas a partir das 8h e serão ofertados serviços de atendimento inicial, orientação jurídica e triagem na área criminal e cível, abrangendo ações de divórcio, investigação de paternidade, pensão alimentícia, alvarás, inventário, usucapião, possessórias, retificação de registro civil, dentre outras.
Últimas notícias
Prefeita Márcia anuncia construção de mais uma creche em São Luís do Quitunde
Comércio de drones motiva novas sanções dos EUA contra Irã e Venezuela
Deputada Gabi Gonçalves faz retrospectiva de 2025 e destaca ações realizadas em Alagoas
Jovem de 23 anos é assassinado a tiros em via pública na parte alta de Maceió
Prefeitura de Penedo orienta população sobre regras atualizadas da Farmácia Popular
Após Zé Felipe anunciar término, Virginia posta mensagem: "Roteiro de Deus"
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
