Alagoas

Comitê iniciará nova obra de recuperação hidroambiental em Alagoas

Por Redação com Assessoria 20/07/2015 17h05
Comitê iniciará nova obra de recuperação hidroambiental em Alagoas
- Foto: Ilustração

Acontece na próxima quinta-feira (23), no município alagoano de Arapiraca, o seminário inicial do projeto de recuperação hidroambiental da bacia do Rio Piauí, na porção Alto Piauí. O seminário é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e representa mais uma obra executada com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na bacia.

O Rio Piauí é um dos mais importantes de Alagoas, além de ser afluente do São Francisco. O rio é totalmente perene, daí a sua importância para o Estado. Nasce no povoado de Bananeiras, em Arapiraca, abastece a comunidade e proporciona grande contribuição à agricultura de subsistência, com pequenos projetos de irrigação. “Esta é mais uma obra que permite maior doação de água com qualidade para o São Francisco e é disso que se está precisando”, resumiu o secretário-executivo do CBHSF, Maciel Oliveira.

O trabalho deverá ser executado pela empresa GOS Florestal, contratada através de licitação e deverá atender aos municípios de Arapiraca, Junqueiro e Limoeiro de Anadia, todos localizados em território alagoano. O seminário será realizado na sede da Associação de Desenvolvimento Comunitário Vila de Bananeiras, em Arapiraca (AL), a partir das 15h.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.