Câmara Setorial vai elaborar plano plurianual para cultura da mandioca
O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, participou, nesta segunda-feira (20), da reunião que marcou a reativação da Câmara Setorial da Mandioca e Derivados, que voltará a intermediar o diálogo entre o Governo do Estado e os produtores na implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura em Alagoas.
Durante o encontro, foi debatida a elaboração em conjunto de um plano estadual que deverá estabelecer as principais metas e diretrizes da cadeia produtiva da mandioca para os próximos três anos, além da eleição para nova diretoria do colegiado. Na avaliação do secretário de Agricultura, Alagoas tem um enorme potencial produtivo nesse segmento, que precisa ser melhor aproveitado.
“Queremos rever o apoio do Governo a esse setor. A mandioca tem uma resposta muito rápida, o que é perfeito para o pequeno produtor, que não pode esperar pelas culturas de longo prazo”, destacou Álvaro Vasconcelos.
Além disso, completou o secretário, “[mandioca]tem um valor nutricional muito alto, o que valoriza o produto. A missão que nos foi dada pelo governador Renan Filho é a de dar toda a atenção às áreas estratégicas da agricultura alagoana, e é isso que nós estamos fazendo hoje”, ressaltou Álvaro Vasconcelos.
Ele pretende reunir os produtores com os agentes financeiros, para viabilizar projetos voltados à construção de indústrias de processamento da mandioca; e com o setor hoteleiro, no sentido de incrementar a comercialização do produto.
O atual presidente da Câmara Setorial, Eloísio Lopes Junior, concordou com o secretário quanto à necessidade de industrialização da produção de mandioca e classificou a reativação do colegiado como uma demonstração do interesse do Governo do Estado em implementar políticas públicas de auxílio aos produtores de mandioca alagoanos.
“A Câmara Setorial é uma instância fundamental para o debate entre a categoria e as esferas de poder. Esperamos que, com a elaboração de um plano estadual com o referendo do Governo, possamos vislumbrar as melhorias que se fazem necessárias, como o processo de industrialização. Estou certo de que, agora, teremos a atenção do Governo do Estado”, disse.
Participaram da reunião representantes das entidades que integram a Câmara Setorial, como a Cooperagro, Unicafes, Sebrae, Conab, Cooperativa Pindorama, Universidade Federal de Alagoas, Federação das Indústrias do Estado de alagoas (Fiea), Ministério da Agricultuira, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e APL da Mandioca.
Últimas notícias
Cibele Moura volta a cobrar leis mais rigorosas, após assédio filmado contra menina de 11 anos em Maceió
GO: secretário de prefeitura mata filhos e tira a própria vida
Vorcaro teria relatado pagamento de R$ 20 milhões à empresa de Toffoli
Lula x Bolsonaro: disputa pelo Senado em AL reflete polarização nacional
Arthur Lira prepara ato político para lançar pré-candidatura ao Senado
Estratégia de Renan é levar decisão sobre vice de Lula para Convenção do MDB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
