Câmara Setorial vai elaborar plano plurianual para cultura da mandioca
O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, participou, nesta segunda-feira (20), da reunião que marcou a reativação da Câmara Setorial da Mandioca e Derivados, que voltará a intermediar o diálogo entre o Governo do Estado e os produtores na implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura em Alagoas.
Durante o encontro, foi debatida a elaboração em conjunto de um plano estadual que deverá estabelecer as principais metas e diretrizes da cadeia produtiva da mandioca para os próximos três anos, além da eleição para nova diretoria do colegiado. Na avaliação do secretário de Agricultura, Alagoas tem um enorme potencial produtivo nesse segmento, que precisa ser melhor aproveitado.
“Queremos rever o apoio do Governo a esse setor. A mandioca tem uma resposta muito rápida, o que é perfeito para o pequeno produtor, que não pode esperar pelas culturas de longo prazo”, destacou Álvaro Vasconcelos.
Além disso, completou o secretário, “[mandioca]tem um valor nutricional muito alto, o que valoriza o produto. A missão que nos foi dada pelo governador Renan Filho é a de dar toda a atenção às áreas estratégicas da agricultura alagoana, e é isso que nós estamos fazendo hoje”, ressaltou Álvaro Vasconcelos.
Ele pretende reunir os produtores com os agentes financeiros, para viabilizar projetos voltados à construção de indústrias de processamento da mandioca; e com o setor hoteleiro, no sentido de incrementar a comercialização do produto.
O atual presidente da Câmara Setorial, Eloísio Lopes Junior, concordou com o secretário quanto à necessidade de industrialização da produção de mandioca e classificou a reativação do colegiado como uma demonstração do interesse do Governo do Estado em implementar políticas públicas de auxílio aos produtores de mandioca alagoanos.
“A Câmara Setorial é uma instância fundamental para o debate entre a categoria e as esferas de poder. Esperamos que, com a elaboração de um plano estadual com o referendo do Governo, possamos vislumbrar as melhorias que se fazem necessárias, como o processo de industrialização. Estou certo de que, agora, teremos a atenção do Governo do Estado”, disse.
Participaram da reunião representantes das entidades que integram a Câmara Setorial, como a Cooperagro, Unicafes, Sebrae, Conab, Cooperativa Pindorama, Universidade Federal de Alagoas, Federação das Indústrias do Estado de alagoas (Fiea), Ministério da Agricultuira, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e APL da Mandioca.
Últimas notícias
Daniel Barbosa é reeleito deputado federal com mais de 100 mil votos
Lula é o mais votado para presidente em Arapiraca no primeiro turno
Veja quem são os 27 deputados estaduais eleitos por Alagoas em 2026
Apoiadores de JHC se reúnem em comitê para comemorar vitória em Maceió
Erika Hilton se torna a mulher mais votada na história da Câmara
Raquel Lyra é reeleita governadora em Pernambuco no primeiro turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
