Governador entrega centro de atendimento exclusivo de AVC
O governador Renan Filho entregou nesta terça-feira (21) a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC), do Hospital Geral do Estado (HGE) – primeiro centro na área na rede de saúde de Alagoas, pública e particular. No ano passado, foram atendidos mais de dois mil pacientes com AVC no HGE e, desses, cerca de 400 foram a óbito. Essa é a terceira unidade de tratamento específico aberta somente este ano no hospital.
Com o novo centro, o tratamento do AVC será imediato e mais eficaz. Possíveis sequelas da doença serão reduzidas drasticamente. “O compromisso do governo do Estado com a saúde é uma exigência da população. Temos trabalhado de forma perene. Abrimos o centro vascular recentemente e hoje oferecemos à população um serviço especializado em AVC, que é uma das principais causas de mortalidade”, declarou o governador Renan Filho.
Os pacientes que forem atendidos nas primeiras 4 horas e meia do AVC isquêmico serão submetidos ao uso de trombolítico (medicamento que dilui o coágulo que obstrui a artéria). “A rede privada não oferece em Alagoas um serviço como esse. É uma unidade exclusiva. Cada dose do medicamento custa R$ 3 mil, mas o alagoano que sofrer um acidente vascular cerebral e vier para cá irá receber essa injeção”, informou o governador.
O centro será coordenado pela neurologista Simone Silveira. “Essa unidade é importante para os pacientes vítimas do AVC isquêmico. Aqui, eles receberão atendimento em tempo hábil e podem sair sem déficit ou com déficit mínimo neurológico. Interfere, inclusive, na recuperação”, explicou a médica.
Além desse espaço, foram entregues este ano no hospital a Unidade de Cirurgia Vascular e a Unidade de Infarto Agudo do Miocárdio. “Esses centros são disponibilizados com toda a linha de cuidado, desde o recebimento até a finalização, com equipes multiprofissionais. A unidade de AVC foi aberta à comunidade há poucos dias. Hoje é a entrega oficial. Mas já estamos funcionando. Temos seis leitos ocupados dos dez existentes”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.
Sinais de AVC
Ainda durante a entrega, a coordenadora da unidade, Simone Silveira, apresentou sinais de alerta do AVC: quando se levanta o braço, o braço cai; a vítima tem dificuldade em formular frases; a boca fica torta. Esses sintomas podem vir combinados com cefaleia, tontura. Simone Silveira enfatizou que o AVC é uma emergência médica. Observados os sinais, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para o centro.
Últimas notícias
Turistas são agredidos por comerciantes na praia de Porto de Galinhas
Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
Homem é assassinado dentro de residência no Fernão Velho, em Maceió
Imagens registram briga generalizada durante show no Jaraguá
PM cumpre mandado de prisão contra acusado de tentativa de homicídio em Piacabuçu
Três armas de fogo e 3kg de drogas são apreendidos pela Polícia Militar
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
