Agreste

Gestão Ambiental promove atividades socioeducativas para estudantes

Por 7 Segundos com Assessoria 27/07/2015 11h11
Gestão Ambiental promove atividades socioeducativas para estudantes
- Foto: Assessoria

Após parceria formalizada com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a Gestão Ambiental (GA) das obras de duplicação da BR-101/NE realizou, na manhã do último dia 16, atividades socioeducativas com estudantes do Centro Educacional Comendador Antônio Coutinho, do município de São Sebastião.

O evento aconteceu no quartel do 7º Grupamento do CBMAL, localizado na cidade de Arapiraca, e teve como objetivo levar ações de inclusão social para crianças e adolescentes no âmbito do Projeto Bombeiro Mirim. Cerca de 30 alunos participaram das atividades, que contaram com palestras, demonstração de posições militares, capoeira, simulação de acidentes e resgates, instruções de primeiros socorros, brincadeiras e distribuição de lanches.

Segundo Bruno Belo, técnico para comunicação e educação da Gestão Ambiental, o trabalho em conjunto com o Corpo de Bombeiros conseguiu, por meio do Programa de Prevenção às Queimadas (PPQ), ir além das expectativas. “Sempre estamos em busca de parceiros que somam positivamente, mas hoje, mais do que uma soma, os efeitos da parceria se multiplicaram e constatamos o êxito das nossas ações estampado nos rostos de satisfação das crianças”, refletiu.

Os participantes acordaram cedo e por volta das 8h da manhã saíram de São Sebastião, em um ônibus fornecido pela Secretaria Municipal de Educação, rumo a Arapiraca. “Chegando lá, foram levados até o auditório e bateram um papo com o sargento José Carlos, que explicou a importância dos Bombeiros para a sociedade e esclareceram dúvidas”, descreveu Belo.

Posição de sentido, continência e marchas oficiais foram praticadas logo em seguida. “Estou me sentido um bombeiro! Quero seguir essa profissão quando crescer”, afirmou um dos alunos empolgados com o dia atípico repleto de novidades. Dando continuidade à programação, organizados em círculo, os estudantes acompanharam com palmas e entusiasmo uma exibição de capoeira, onde, na oportunidade, foi falado também sobre a história e contribuição do esporte na formação de uma educação cidadã.

Um dos momentos que mais despertou a curiosidade e cativou os participantes aconteceu no final da manhã, quando os bombeiros mostraram algumas funções e equipamentos dos veículos usados no dia a dia, além de fazer uma pequena simulação de salvamento. “É incrível, acho que estou sonhando! A missão de salvar vidas com o auxílio desse caminhão deve tornar tudo ainda mais emocionante”, relatou uma das crianças que participou de um momento de descontração no final.