Maceió sedia 2ª edição da Copa Universitária de Futebol Feminino
Mais de 600 atletas representantes das 27 federações universitárias do país participam, entre os dias 31 de julho e 09 de agosto, em Maceió, da 2ª edição da Copa Brasil Universitária de Futebol Feminino (CBUFF), promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (31), às 19h, no Iate Clube Pajuçara, e vai contar com a presença do ministro do Esporte, George Hilton.
“Nós temos como critério fazer com que o evento passe por todas as regiões do país. Em 2014, contemplamos o Centro Oeste e, neste ano, escolhemos o Nordeste. Definimos Maceió por haver uma relação muito forte entre o esporte universitário e o Estado, e também por se tratar de futebol feminino consideramos ser uma boa ideia prestigiar o estado da Martha, considerada a melhor jogadora do mundo”, explica o presidente da CBDU, Luciano Cabral.
A solenidade de abertura também terá a presença do secretário nacional de Futebol do Ministério do Esporte, Rogério Hamam, da coordenadora-geral de Futebol Profissional do Ministério do Esporte, Mariléia dos Santos, conhecida como Michael Jackson, do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, do secretário municipal de Esporte, Antônio Moura, e do vereador Eduardo Canuto.
A Copa possui representantes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de cada Estado e a seleção é feita pelas federações estaduais. Em Alagoas, o preposto é a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Competição e prêmios
Regida por um sistema de eliminatórias, a competição terá suas partidas transmitidas pelo do site da CBDU (www.cbdu.org.br). A equipe vencedora participará dos Jogos Sul-Americanos Universitários, que acontecerão no próximo ano, na Argentina.
A partir do torneio, também serão convocadas atletas para integrarem a seleção brasileira universitária de futebol feminino. O time representará o país no campeonato mundial da categoria.
“Essa é maior competição do gênero aqui no país. Nosso objetivo é incentivar o futebol feminino e proporcionar a melhor estrutura para nossas atletas. A CBDU custeia para todas as equipes dois jogos de uniformes completos, passagens aéreas, hospedagem, alimentação e toda a estrutura necessária durante o campeonato. Destacamos que é uma competição para estudantes universitárias que jogam futebol. Além da competição esportiva, a CBDU incentiva um ambiente onde as atletas possam estudar e jogar, podendo ao fim da jornada de atleta ter sua profissão em nível superior. Nosso objetivo principal é estabelecer uma nova matriz no esporte nacional, onde o mesmo passe necessariamente pelas escolas e universidades”, ressalta Luciano Cabral.
Primeira edição
A edição de estreia do evento reuniu mais de 700 atletas de 24 estados brasileiros e foi realizada de 18 a 25 de maio de 2014 em Brasília (DF). A equipe vencedora foi a da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), de Santa Catarina.
Últimas notícias
Cabo reformado Alfredo Felisdoro Gomes morre aos 98 anos em Alagoas
Governo de Alagoas oficializa ponto facultativo para o dia 26 de dezembro
Caso Tainara: autor de crime responderá por feminicídio consumado
Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Homem é preso suspeito de agredir os próprios pais com chave em Maceió
Jovem é preso após agredir homem com pedaço de madeira em Canapi
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
