Sesc promove Semana da Cultura em Arapiraca
Agosto é caracterizado mês da Cultura Popular, mais precisamente pela passagem da data 22/08, Dia do Folclore. E em referência a essa comemoração o Sesc estará promovendo, a Semana da Cultura voltada à valorização e apreciação de grupos folclóricos, que será realizada na Unidade Sesc Arapiraca, de 17 a 21 de agosto.
A programação é aberta ao público e contará com apresentações de grupos folclóricos, contação de histórias, apresentação lítero-musical, cinema e leitura da coleção coco de roda de livros infantis e oficinas artísticas.
Manifestações populares
A diversidade presente no patrimônio cultural de Alagoas é ampla. O Estado é um celeiro de folguedos, são várias as manifestações populares existentes, 14 folguedos natalinos, dois folguedos de festas religiosas, oito folguedos carnavalescos, sendo quatro com estrutura simples, três danças e dois torés, totalizando vinte e nove folguedos e danças alagoanas – reisados, cheganças, pastoris, guerreiros, quilombos, taieiras, cabocolinhos e fandangos são alguns exemplos.
Relatos sobre o folclore alagoano datam de 1872, trata-se de um artigo de Nicodemos de Souza Jobim publicado no jornal O Liberal, intitulado “Lenda anadiense e tradição histórica”.E Arapiraca a segunda maior cidade de Alagoas tem representativo valor cultural, por apresentar manifestações expressivas, como catadores e violeiros apresentam-se nas feiras livres, do Mestre Nelson Rosa, Coco de Roda (Registro do Patrimônio Vivo e Cultural de Alagoas), as Destaladeiras de Fumo com suas cantigas que lembram a poesia medieval portuguesa, constituem-se na mais importante atração do folclore local, além dos folguedos tradicionais, como Pastoril, Guerreiro, Coco-de-roda, dentre outros.
A realização da Semana da Cultura proporcionará o contato com os artistas populares e grupos de folguedos locais, além da possibilidade dos artistas mostrarem seus trabalhos (danças e cantigas).
Sobre a coleção Coco de Roda
A coleção Coco de Roda é destinada ao público infantil e reúne obras cuja temática versa sobre a cultura, a história e a geografia de Alagoas. As obras do acervo da Biblioteca do Sesc Arapiraca são: A Menina de Barro (Gianinna Bernardes, com ilustrações de Pablo Perez), Pescando historias à beira-mar (Daniel Libardi e Adélia Souto com ilustrações de Emanoel Melo), Embolados (Nivaldo Vasconcelos com ilustrações de Herbert Loureiro), O segredo do rio mundaú (Sara Albuquerque com ilustrações de Bruno Clériston), O Baile Das Meninas (Geisa Andrade com ilustrações de Thiago Oliveira), O Marinheirinho Do Pontal (Maryana Vieira Damasceno com ilustrações de Thiago Oli), Lampião e a Baleia da Serra (Mariana Tavares, com ilustrações de Herbert Loureiro), Ei, Você Viu Luizinho? (Sara Albuquerque, com ilustrações de Bruno Clériston), A Menina Singeleza (Renata Baracho, com ilustrações de Lucas Nascimento).
Programação:
Apresentações de grupos folclóricos
Contação de Histórias
Apresentação lítero-musical
Cinema
Leitura da coleção Coco de Roda de livros infantis e oficinas artísticas.
Semana da Cultura
Período: 17 a 21 de agosto de 2015
Horário: 09h às 11h30 / 14h às 17h
Local: SESC Arapiraca
Informações: 3482-2402/ 3482-2415
Últimas notícias
Foragido da Justiça por violência doméstica é preso em Maceió
Homem é encontrado morto em via pública no Residencial Vale do Perucaba, em Arapiraca
Bando armado invade casa e deixa homem baleado em grota do Benedito Bentes
Forças de segurança deflagram megaoperação contra o tráfico em Maceió e região metropolitana
Orçamento de 2026 precisa de R$ 20 bi para ser fechado, diz Haddad
Lula: enfrentamento à violência contra mulher é prioridade na agenda
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
