Forças de segurança deflagram megaoperação contra o tráfico em Maceió e região metropolitana
Operação Cerberus mobiliza 140 policiais e cumpre mandados de prisão e busca em três municípios
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) coordenou, desde as primeiras horas desta quarta-feira (17), a Operação Cerberus, uma ação integrada entre a SSP, Polícias Civil e Militar com o objetivo de desarticular organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e outros crimes em Maceió, Satuba e Marechal Deodoro.
Ao todo, estão sendo cumpridos 40 mandados judiciais, sendo 13 de prisão, 24 de busca e apreensão e três medidas cautelares. As ações ocorrem simultaneamente em mais de dez bairros da capital alagoana, além de municípios de Satuba e Marechal Deodoro.
As investigações, conduzidas ao longo de aproximadamente 10 meses pela Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), da Polícia Civil, em parceria com a Diretoria de Inteligência da Polícia Militar (DInt), identificaram três grupos criminosos distintos que atuavam de forma estruturada na prática do tráfico de entorpecentes, porte ilegal de armas de fogo e outros crimes. As atividades ilícitas concentravam-se, principalmente, nos bairros do Feitosa, Jacintinho e Benedito Bentes, gerando instabilidade social e insegurança para a população.
A operação recebeu o nome de Cerberus por concentrar e executar, de forma simultânea, três investigações independentes, com o objetivo de cercear as atividades criminosas, apreender materiais ilícitos e enfraquecer a atuação dessas organizações, ampliando a sensação de segurança, sobretudo na capital.
Os mandados foram representados pela DRACCO com base nas provas técnicas produzidas ao longo da investigação e expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
Para o cumprimento das ordens judiciais, estão sendo empregados aproximadamente 140 policiais. Pela Polícia Militar, participam efetivos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Companhia de Policiamento de Choque, Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM), Ronda de Ação Intensiva Ostensiva (RAIO), Regimento de Polícia Montada (RPMON), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), além do 5º, 12º e 13º Batalhões.
Já a Polícia Civil conta com agentes da Seção de Capturas da Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (TIGRE), da Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT), da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC/DECOR) e da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN).
A operação também tem o apoio do Departamento Estadual de Aviação (DEA).
A SSP-AL reforça que a população é uma importante parceira no enfrentamento à criminalidade e pode contribuir com o trabalho das forças de segurança por meio de denúncias anônimas sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos e organizações criminosas. O Disque Denúncia 181 funciona gratuitamente, com garantia de sigilo absoluto.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
