Proprietários de cinquentinhas protestam contra valor de emplacamento
Um protesto foi realizado na manhã desta segunda-feira (10), em Maceió, por proprietários das motocicletas conhecidas como "cinquentinhas". Eles são contra a regularização imposta recentemente por órgãos de trânsito e reclamam dos altos preços do emplacamento e da habilitação.
Segundo os manifestantes, o preço para aderir às normas vigentes é desproporcional ao valor de compra dos ciclomotores, que é relativamente baixo. Ronaldo Gonçalves, vigilante noturno, diz que a moto é seu trabalho. Sem o veículo, ele diz que ficaria sem emprego.
Outro problema citado é o fato de muitos proprietários das "cinquentinhas" não serem alfabetizados, o que dificulta à adesão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
O pedreiro José Cícero de Lima, reclama que não é alfabetizado e não pode levar a maleta de ferramentas no ônibus. "Tem tantas irregularidades no trânsito, mas só veem as cinquentinhas, que usamos para o nosso trabalho", disse.
A manifestação saiu do estacionamento do Jaraguá em direção ao Detran/AL, no bairro do Tabuleiro do Martins, e conta com a participação de cerca de 400 pessoas, segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito, que acompanha o ato.
Segundo o subcomandante do BPTran, capitão Felipe Lins, além do emplacamento das "cinquentinhas", é obrigatório que os condutores possuam carteira de habilitação na categoria A ou uma Autorização para Conduzir Ciclomotor. Além disso, os ciclomotores devem estar emplacados, como determina nova regra do Código Brasileiro de Trânsito.
Nas duas últimas semanas, diversas blitze foram realizadas pela Polícia Militar e órgãos de trânsito da Capital com o objetivo de intensificar a fiscalização desse tipo de veículo.
Últimas notícias
Prefeita Márcia anuncia construção de mais uma creche em São Luís do Quitunde
Comércio de drones motiva novas sanções dos EUA contra Irã e Venezuela
Deputada Gabi Gonçalves faz retrospectiva de 2025 e destaca ações realizadas em Alagoas
Jovem de 23 anos é assassinado a tiros em via pública na parte alta de Maceió
Prefeitura de Penedo orienta população sobre regras atualizadas da Farmácia Popular
Após Zé Felipe anunciar término, Virginia posta mensagem: "Roteiro de Deus"
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
