Presidente da Câmara promulga lei da meia entrada para professores
O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Viera (PMDB), promulgou nesta segunda-feira (10) a Lei de autoria do vereador Wilson Jr. (PDT) que garante meia entrada em estabelecimentos que proporcionem lazer e entretenimento na capital aos professores das redes pública e privada de ensino da capital. A promulgação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
De acordo com a nova lei, fica assegurado o pagamento de 50% do valor cobrado por ingressos em casa de diversão, praças desportivas e similares a todos os docentes municipais.
Em seu segundo artigo, a lei define como casas de diversão, todos os estabelecimentos que realizarem espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, atividades sociais recreativas e quaisquer outros que proporcionem lazer e entretenimento.
A lei estabelece ainda que a meia entrada corresponderá “sempre à metade do valor do ingresso cobrado, mesmo que sobre os preços incidam descontos ou atividades promocionais”.
De acordo com o autor da nova legislação, para garantir os benefícios, os professores terão que apresentar, na hora da compra do ingresso, a carteira funcional, expedida pela Secretaria de Educação; apresentar o respectivo contracheque ou a da carteira de filiado ao Sindicato dos Professores das redes pública e privada. “Nosso objetivo com o projeto foi garantir aos professores um melhor aperfeiçoamento do conhecimento, já que ao assistir um evento cultural, eles poderão levar para a sala de aula, um conteúdo melhor, mais amplo, o que assegura, como consequência, uma melhor qualidade de ensino”, destacou Wilson Jr.
Fica estabelecido também um prazo de 90 dias para que o Executivo regulamente a nova lei, a partir da data de publicação no DOM.
Para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), entidade que acompanhou na Câmara a tramitação e votação do projeto de Lei, a nova legislação “significa um avanço nos direitos dos professores, já que permite que eles possam se instruir melhor, assistindo a vários eventos culturais e, assim, capacitando-se para as discussões dentro da sala de aula”.
Para o vereador Kelmann Vieira, “o ideal seria que o salário dos professores fosse o suficiente para permitir que eles pudessem pagar os ingressos sem qualquer benefício, mas como a realidade salarial da categoria está longe disso, a nova lei deve ser comemorada”. Ainda, segundo ele, a Câmara cumpre mais uma vez seu papel constitucional ao promulgar mais uma lei, após o fim do prazo estipulado para sanção ou veto do Executivo ao projeto aprovado pela Câmara.
Últimas notícias
Prefeita Márcia anuncia construção de mais uma creche em São Luís do Quitunde
Comércio de drones motiva novas sanções dos EUA contra Irã e Venezuela
Deputada Gabi Gonçalves faz retrospectiva de 2025 e destaca ações realizadas em Alagoas
Jovem de 23 anos é assassinado a tiros em via pública na parte alta de Maceió
Prefeitura de Penedo orienta população sobre regras atualizadas da Farmácia Popular
Após Zé Felipe anunciar término, Virginia posta mensagem: "Roteiro de Deus"
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
