Municípios não investem em saúde e prejudicam atendimentos em Arapiraca
A saúde pública de Arapiraca tem sido pauta para muitas reclamações, principalmente nos corredores de hospitais tidos como referência, como o Regional, no centro da cidade. A falta de recursos federais e o aumento na demanda de pessoas vindas de municípios vizinhos tem sido o principal fator para gerar tais situações.
A crise financeira tem atingido as três esferas do governo (municipal, estadual e federal) e a saúde pública é uma das principais áreas afetadas.
Segundo a lei, todas as cidades são obrigadas a investir pelo menos 15% de suas receitas em saúde. Mesmo diante a atual crise, a prefeitura de Arapiraca tem feito o possível para manter o atendimento de seus habitantes e tem inclusive investido mais que o dobro do recomendado pela lei. Só em 2014 foram investidos cerca de 32% da receita total do município em saúde pública.
O problema é que o esforço acaba sendo dissipado pois a rede municipal tem que atender uma região pobre e sem estrutura. Assim, as cidades vizinhas acabam por investir em ambulâncias ao invés de investir em estrutura de saúde.
Todos os dias a cidade de Arapiraca recebe dezenas de veículos de outras cidades em busca do atendimento ausente em seus municípios de origem.
Ao invés de a cidade ter seus recursos somados, o que acontece é justamente o contrário: os déficits financeiros das cidades vizinhas concentram-se na capital do agreste.
Com a pactuação, o recurso enviado de um município para o outro devido a uma maior rede de assistência torna-se insuficiente diante de uma grande demanda de assistência e assim tornando a prefeitura dependente do estado e da união, já que na maioria dos casos, os valores enviados têm valor máximo transferido pelo Ministério da Saúde baseado na quantidade de habitantes o que prejudica as cidades que possuem no seu entorno um grande número de municípios com assistência de saúde insuficientes.
Últimas notícias
Pão de Açúcar registra uma das maiores temperaturas do país nesta terça (30)
Confira o funcionamento dos shoppings nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Governo federal reconhece situação de emergência em Branquinha, na Zona da Mata de AL
AL reduz em quase 40% valor de exame de aptidão física e avaliação psicológica para 1ª CNH
Réveillon: confira a previsão do tempo para a virada de ano em Alagoas
PRF inicia Operação Ano Novo com foco na tolerância zero ao álcool e direção em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
