Procon/AL realiza fiscalização de planos de saúde
A demanda de reclamações em relação a planos de saúde tem aumentado. Diariamente, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) recebe consumidores alegando o não cumprimento dos deveres dos convênios. Na manhã desta terça-feira (11), fiscais do órgão averiguaram dois casos.
A consumidora Poliane Goiana alegou que realizou várias tentativas de autorização do plano para uma cirurgia. “Desde o dia 15 de junho que venho tentando, por várias vezes, a autorização do plano para poder marcar uma cirurgia no joelho para meu pai, de 59 anos. Cansei de tentar resolver diretamente com o plano e resolvi pedir ajuda ao Procon”, explicou.
Os fiscais acompanharam a consumidora até a sede do plano, localizado no bairro Farol, explicaram os direitos e deveres dos consumidores e as normas estipuladas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pela Agência Nacional de Saúde (ANS) para equipe do convênio. O plano de sáude entrou em acordo com os conveniados e ficou resolvido que, na próxima sexta-feira (14), será realizada uma avaliação para diagnosticar o pré-operatório e marcar a cirurgia.
Em outro caso, os fiscais verificaram a falta de liberação de material cirúrgico. O Procon realizou uma conciliação entre as partes interessadas e ficou liberado os materiais para a cirurgia. De acordo com a ANS, em caso de atendimento em regime de internação, o consumidor pode aguardar até 21 dias. Já para serviços de emergência e urgência, o atendimento deve ser imediato.
Em nenhuma das ocorrências o órgão autuou os convênios, apenas entregou relatório de visita.
Consumidores que se sintam prejudicados podem realizar uma reclamação pelo número 151, no link de autoatendimento no site do órgão e em qualquer ponto de atendimento.
Últimas notícias
Correios preveem poupar R$ 4,2 bi por ano com plano de reestruturação
Pesquisa revela colapso de popularidade e amplia crise na gestão Chico Bezerra em Olho d’Água do Casado
Alex NSC e homem envolvido em confusão se pronunciam após tumulto em show no Jaraguá
Poste energizado provoca morte de cavalo e assusta moradores em Porto Calvo
Barraqueiros rebatem acusação de homofobia após confusão em Porto de Galinhas
Maceió terá queima de fogos de baixo ruído em cinco pontos da cidade
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
