Arapiraca

Grupo político articula chapão para lançar candidaturas à Câmara de Arapiraca

Por Erick Balbino 12/08/2015 11h11
Grupo político articula chapão para lançar candidaturas à Câmara  de Arapiraca

Alguns grupos políticos já estão se consolidando, mesmo faltando um ano para próximas eleições. Visando os cargos proporcionais no ano que vem, partidos como o PHS, PEN, PT do B e PSL já estão se articulando para lançar pelo menos três chapas em 2016 e defendem o aumento no número de vagas na Câmara de Vereadores de Arapiraca.

A equipe de reportagem do Portal 7 Segundos conversou com o presidente do Partido Humanista e Solidário (PHS), Carlos André Cavalcanti, que comparou a capital do agreste a cidade de Palmeira dos Índios, com relação ao número de parlamentares trabalhando. "Arapiraca tem três vezes mais moradores do que Palmeira dos Índios, mas temos a mesma quantidade de vereadores, 15. Pela lei, nossa cidade pode ter até 21 parlamentares e isso não afetaria em nada a receita do município", disse.

Trocando em miúdos, o aumento no número de cadeiras para cargos proporcionais, que provavelmente acontecerá em 2016, não implicará em maiores gastos públicos para a prefeitura. Isso porque, segundo a lei, apenas 7,5% da receita municipal é encaminhada para a Câmara, independente da quantidade de vereadores eleitos.

"O problema é que aumentando a quantidade de parlamentares, os salários dos que já existem diminuirá e eles não aceitam", concluiu Carlos.

O grupo político articulado pela presidência do PHS já conta com 70 nomes para pleitear as vagas no próximo ano, divididos entre suplentes que obtiveram menos de mil votos nas últimas eleições, e suplentes que tiveram mais de mil votos, além de novos nomes. De acordo com o vice-presidente do PHS, Nan Tenório, o grupo representa as mais diversas classes sociais, como por exemplo pastores evangélicos, médicos, advogados, professores, empresários, militares corretores, dentre outros.