Cônsul americano recebe Cultura e Turismo de Maceió
O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinicius Palmeira, e o secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão, estiveram esta semana com o cônsul geral dos Estados Unidos no Recife, Richard Reiter. O encontro atendeu a um convite do próprio cônsul e serviu de ponto de partida para tratativas sobre a participação do referido consulado nas festividades dos 200 Anos de Maceió. Em 2015, o Consulado Geral dos Estados Unidos também celebra um bicentenário; são 200 anos de presença no Nordeste.
Entre as possibilidades de ações do consulado em Maceió, foram apontadas a instalação de um escritório Education USA (http://educationusa.org.br/site/), que consiste num espaço de apoio para jovens interessados em estudar nos Estados Unidos; o intercâmbio cultural por meio da circulação de artistas alagoanos em território americano e da apresentação de americanos em Maceió; e ainda a disponibilização de bolsas para estudos rápidos e visitas de artistas locais a grandes centros culturais e escolas de arte americanas.
O presidente da FMAC destaca que o interesse do Consulado em ampliar sua atuação em Maceió é muito bem vinda e importante tanto para a formação de jovens que anseiam estudar na América, quanto para as nossas artes que se renova com as trocas culturais com outros povos. “Vamos avançar nas conversas a fim de firmar de fato as parcerias e receber o cônsul aqui em Maceió para a celebração dos nossos 200 anos”, afirma Vinicius Palmeira.
O estreitamento dessa relação também traz ganhos para o turismo no município. Para o secretário Jair Galvão, além das ações que reafirmam a parceria entre Alagoas e os Estados Unidos para vários projetos, a realização de eventos com artistas americanos em Maceió vai agregar valor à experiência de quem vem prestigiar a celebração dos 200 anos da capital. “Certamente, vamos contar com uma programação de alto nível cultural que vai fazer toda a diferença na temporada 2015/2016″, ressaltou o secretário de Turismo de Maceió.
Presença americana
Estabelecido em 1815, o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife é o posto de representação diplomática americano mais antigo no Brasil. As relações diplomáticas dos EUA com a região Nordeste do Brasil existem a mais tempo do que quase qualquer outro lugar do mundo. Desde então o consulado atua em diversas áreas nos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
Informes do Consulado dão conta de que atualmente os Estados Unidos e o Brasil têm priorizado cada vez mais o ensino do inglês e o intercâmbio educacional. Em publicação recente, do Consulado no Recife, a crescente no comércio bilateral tem provocado uma contínua onda de viagens entre o Nordeste e os Estados Unidos. Em 2014, o Consulado emitiu quase 100 mil vistos, um aumento de mais de 16% em comparação ao ano anterior.
Últimas notícias
Justiça paga R$ 2,3 bi em atrasados do INSS; veja quem tem direito
Shawn Mendes e Bruna Marquezine desembarcam no aeroporto Zumbi dos Palmares, em AL
Turistas são agredidos por comerciantes na praia de Porto de Galinhas
Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
Homem é assassinado dentro de residência no Fernão Velho, em Maceió
Imagens registram briga generalizada durante show no Jaraguá
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
