Alagoas

Batalhão de Operações Especiais é capacitado em manuseio de explosivos

Por Redação com Agência Alagoas 18/08/2015 21h09
Batalhão de Operações Especiais é capacitado em manuseio de explosivos

O I Curso de Operações Especiais (Coesp), realizado pela Polícia Militar de Alagoas, concluiu as instruções do módulo de explosivos no Estado da Bahia. O curso, sediado no Batalhão de Operações Policiais Especiais alagoano (Bope/AL), conta com um efetivo de 16 policiais militares, sendo 13 de Alagoas e três dos Estados do Acre, Amazonas e Paraíba e teve a instrução do Bope baiano.

De acordo com o coordenador do curso, capitão Patrick Oliveira, o curso foi idealizado para capacitar o policial para o atendimento de ocorrências de alta complexidade, de competência exclusiva do Bope.

“O objetivo das instruções descentralizadas é justamente apresentar ao policial militar situações e terrenos diferenciados, que exigem também uma atuação diferente. Por isso, escolhemos o Bope da PM baiana, por ser uma referência nacional em operações com explosivos e utilização de equipamentos para identificação e desarmamento de bombas”, argumentou Patrick Oliveira.

Ainda segundo o oficial, todos os módulos do curso contam com instrutores experientes, com formação específica em operações especiais, geralmente de outros Estados.

“Já tivemos instruções de operações em área de Caatinga, como as que ocorreram no Sertão pernambucano, através da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (CIOSAC); salvamento aquático e operações em altura, com profissionais renomados do Corpo de Bombeiros; operações em regiões montanhosas e em ambientes hostis, todas com instrutores qualificados”, acrescentou.

A turma já se prepara para iniciar nesta quinta-feira, 20, o módulo de treinamento em patrulha urbana, em que foram convidados profissionais experientes das corporações militares dos Estados do Rio de Janeiro e Pernambuco. As instruções ocorrem na sede do Bope, no bairro do Pontal, a partir das 10h.

A conclusão do I Curso de Operações Especiais está prevista para o final do próximo mês de outubro. Iniciada com 36 policiais, já registrou 20 desistências, em virtude do alto nível de condicionamento físico exigido.