Hemoal realiza coleta de sangue e cadastro para doação de medula
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quarta-feira (19), das 8h às 16h, mais uma coleta externa de sangue e cadastro para doação de medula óssea. A ação acontece em frente à Sandubaria do Careca, situada na Rua Empresário Carlos Nogueira, no bairro Jatiúca, em Maceió.
Por meio desta iniciativa, a direção do órgão espera formar um estoque de sangue estratégico para atender a demanda transfusional, além de aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registo Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome).
Isso porque, até às 17h desta terça-feira (18), o Setor de Dispensação do Hemoal possuía apenas 222 bolsas de sangue, quando o ideal seriam no mínimo 300. Com relação aos alagoanos inscritos no Redome, atualmente são 18.850, mas, segundo a assistente social Fátima Braga, o número é considerado baixo.
“Precisamos aumentar o número de cadastrados para doação de medula óssea, porque apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea, que pode salvar pacientes com leucemia. Por isso, é importante aumentarmos o percentual de cadastrados no banco nacional, uma vez que encontrar alguém compatível é muito difícil”, salientou a assistente social do Hemoal.
Quem pode doar se cadastrar – Para se candidatar como doador de medula óssea é necessário ter 18 anos de idade, boas condições de saúde e portar o CPF, RG, Cartão do SUS, além de informar o endereço onde reside. Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de 5 ml de sangue, de onde será analisado o código genético para averiguar se há compatibilidade com algum paciente.
Em relação à doação de sangue, o candidato deve estar bem alimentado, ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Para os menores e idade, o Ministério da Saúde exige que estejam acompanhados dos pais. Apenas são impedidos de doar sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.
Quanto às mulheres, ainda de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, não é permitida a doação apenas para àquelas que estejam gestantes ou amamentando. E para repetir o procedimento, o órgão estipula um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Últimas notícias
JHC celebra bilhões no IPREV enquanto Banco Master segue na mira das autoridades
Advogada conhecida por defender mulheres entra no caso da jovem estuprada em Coité do Nóia: ‘vamos brigar’
Uneal informa sobre procedimentos para pré-matrícula dos candidatos do Sisu 2026
Amazon anuncia demissão de cerca de 16 mil funcionários
Educação de Maceió abre inscrições para a Jornada Pedagógica 2026
Como funciona o modo de segurança do WhatsApp contra ataques virtuais
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
