Brasil

Cultura arapiraquense é destaque em amostra musical no interior de Pernambuco

Por 7 Segundos com G1 24/08/2015 20h08
Cultura arapiraquense é destaque em amostra musical no interior de Pernambuco

No último sábado (22) aconteceu a abertura da 18ª Mostra Sonora Brasil que está sendo realizada no Quilombo Sítio Atoleiro, em Caetés, no Agreste pernambucano. O evento ocorre pela primeira vez no município e segue até esta terça-feira (25) e tem como destaque o grupo arapiraquense “Destaladeiras de Fumo de Arapiraca”. A entrada é gratuita.

Nesta edição, o tema da mostra será "Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalhos”. No Quilombo, irão se apresentar os grupos Ilumiara, de Minas Gerais, Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente, da Bahia, Quebradeiras de Coco do Babaçu, do Maranhão, e Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa, de Alagoas.

O grupo Ilumiara trabalha com cantigas de ninar e cantos de lavadeiras, em arranjos elaborados a partir de uma visão contemporânea, que aborda a contextualização histórica e social dos cantos no Brasil. As Cantadeiras trazem no repertório cantigas que falam de questões cotidianas. Já os Aboiadores é uma dupla de aboios e toadas constituída por pai e filho.

As Quebradeiras de Coco do Babaçu é um grupo formado por oito mulheres que cantam cantigas relacionadas à luta política e a valorização do trabalho e direitos das minorias. Enquanto as Destaladeiras trazem no repertório cantigas de barreiro e tapagem de casa, rojões de entoados nas tarefas da roça e pagode.