Sertão

Pão de Açúcar realiza audiência pública em defesa do Rio São Francisco

Por Redação com AMa 25/08/2015 14h02
Pão de Açúcar realiza audiência pública em defesa do Rio São Francisco

A Câmara Municipal de Pão de Açúcar realizará, no próximo dia 3 de setembro, no auditório da FASVIPA, uma Audiência Pública em Defesa do rio São Francisco.

O requerimento de autoria do vereador Diomedes Rodrigues (PSDB) foi apresentado na última sexta-feira (21), na primeira sessão ordinária do segundo semestre, e contou com a aprovação dos demais vereadores que integram o Legislativo municipal de Pão de Açúcar.

Segundo o vereador Diomedes, é muito preocupante o quadro em que se encontra o rio São Francisco, principalmente neste momento em que as barragens estão reduzindo drasticamente suas vazões defluentes, a exemplo do Reservatório de Xingó, que atualmente baixou para 900 metros cúbicos por segundo.

A expedição de convites para a participação de algumas autoridades e outras providências indispensáveis para a realização da audiência vêm sendo tomadas pelo presidente da Câmara Municipal de Pão de Açúcar, vereador Dyego Correia.

O palestrante será o experiente ambientalista, defensor do rio São Francisco e presidente do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, Jackson Borges de Lima, ele que tem participado de estudos, encontros e discussões em todo o País sobre o grave problema vivido pelo Velho Chico.

Para este evento, também já confirmou presença o deputado estadual Inácio Loiola, sendo este considerado um defensor intransigente do rio São Francisco no Legislativo estadual.

Segundo o autor do pedido da Audiência Pública em Defesa do rio São Francisco, vereador Diomedes Rodrigues, o objetivo é discutir a gravíssima situação ora vivida pelo Velho Chico e cobrar dos parlamentares que compõem a bancada alagoana na Câmara e no Senado comprometimento em defesa do “rio da integração nacional”, pois atualmente não existe uma voz sequer que tenha se manifestado a favor da vida do Velho Chico.

“A situação do nosso rio é de morte iminente e, por este motivo, precisamos cobrar oficialmente aos deputados e senadores maior comprometimento em defesa do Velho Chico, pois ele está agonizando sob o silêncio sepulcral da bancada alagoana no Congresso Nacional”, disse o vereador Diomedes.

A audiência também tem o apoio do Executivo municipal de Pão de Açúcar. O prefeito Jorge Dantas e diversos assessores municipais também são contra o letal Projeto de Transposição do rio São Francisco.

Os organizadores desta manifestação legal de apoio ao rio São Francisco esperam contar com a participação dos diversos segmentos da sociedade civil organizada, incluindo os pescadores, canoeiros, “lancheiros”, agricultores, educadores, estudantes, comunicadores, consumidores e outros usuários do rio.