Ufal e Governo do Estado se unem para elaborar plano de desenvolvimento da pesca
O Governo do Estado e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) iniciaram nesta quarta-feira (26) os diálogos para elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento da Pesca em Alagoas. O assunto foi abordado durante visita dos diretores do curso de Engenharia de Pesca da Ufal, sediado no Campus Penedo, ao secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.
Na avaliação do secretário, a formatação do plano terá importância fundamental na definição de políticas públicas para o segmento, orientando ações e projetos governamentais. “Vamos definir um grupo de trabalho incluindo outras entidades, como o Sebrae. A parceria com a Ufal vai viabilizar o levantamento das peculiaridades da pesca artesanal e do potencial do Estado para a pesca esportiva, na consolidação de uma atividade sustentável estratégica para o setor produtivo, com grandes impactos socioeconômicos”, disse Vasconcelos.
De acordo com o professor Igor da Mata Oliveira, do Laboratório de Pesca e Etnoecologia do curso de Engenharia de Pesca, a Ufal já realiza, a pedido da Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), o recadastramento dos pescadores do Estado a fim de recolher dados mais atualizados sobre o setor e traçar um verdadeiro “raio-X” da atividade.
“Em todos os nossos estudos, focamos no potencial econômico da pesca. Precisamos debater questões como a inserção dos jovens na atividade pesqueira, a capacitação dos pescadores, segurança no trabalho e o uso das novas tecnologias para aumentar a eficiência de forma sustentável. O recadastramento servirá de ferramenta de autoconhecimento da categoria e como orientação na aplicação das políticas públicas. Estamos à disposição do secretário para colaborar com o desenvolvimento do setor”, destacou o professor.
Durante o encontro, o secretário Álvaro Vasconcelos enfatizou ainda as ações da Seagri no setor da aquicultura, com ênfase no programa de distribuição de alevinos a partir dos dois núcleos de produção instalados no município de Piranhas e no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal, em Rio Largo. Desde abril, o programa já doou mais de 600 mil alevinos de tilápia, curimatã e tambaqui em todo o Estado, beneficiando quase 700 famílias. A ação serve de incentivo à piscicultura em tanques-rede, barragens e açudes públicos comunitários, refletindo no aumento da produção pesqueira do Estado.
Também participaram da reunião o coordenador do curso de Engenharia de Pesca, professor Petrônio Alves Coelho Filho (Carcinologia), e os professores Cláudio Sampaio (Ictiologia e Conservação), e Tarciana Kramer (Ecologia Bentônica), além do assessor especial da Seagri, Edson Maruta.
Últimas notícias
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Prefeitura transfere o feriado do Dia do Servidor para a próxima sexta (31)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
