Ufal e Governo do Estado se unem para elaborar plano de desenvolvimento da pesca
O Governo do Estado e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) iniciaram nesta quarta-feira (26) os diálogos para elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento da Pesca em Alagoas. O assunto foi abordado durante visita dos diretores do curso de Engenharia de Pesca da Ufal, sediado no Campus Penedo, ao secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.
Na avaliação do secretário, a formatação do plano terá importância fundamental na definição de políticas públicas para o segmento, orientando ações e projetos governamentais. “Vamos definir um grupo de trabalho incluindo outras entidades, como o Sebrae. A parceria com a Ufal vai viabilizar o levantamento das peculiaridades da pesca artesanal e do potencial do Estado para a pesca esportiva, na consolidação de uma atividade sustentável estratégica para o setor produtivo, com grandes impactos socioeconômicos”, disse Vasconcelos.
De acordo com o professor Igor da Mata Oliveira, do Laboratório de Pesca e Etnoecologia do curso de Engenharia de Pesca, a Ufal já realiza, a pedido da Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), o recadastramento dos pescadores do Estado a fim de recolher dados mais atualizados sobre o setor e traçar um verdadeiro “raio-X” da atividade.
“Em todos os nossos estudos, focamos no potencial econômico da pesca. Precisamos debater questões como a inserção dos jovens na atividade pesqueira, a capacitação dos pescadores, segurança no trabalho e o uso das novas tecnologias para aumentar a eficiência de forma sustentável. O recadastramento servirá de ferramenta de autoconhecimento da categoria e como orientação na aplicação das políticas públicas. Estamos à disposição do secretário para colaborar com o desenvolvimento do setor”, destacou o professor.
Durante o encontro, o secretário Álvaro Vasconcelos enfatizou ainda as ações da Seagri no setor da aquicultura, com ênfase no programa de distribuição de alevinos a partir dos dois núcleos de produção instalados no município de Piranhas e no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal, em Rio Largo. Desde abril, o programa já doou mais de 600 mil alevinos de tilápia, curimatã e tambaqui em todo o Estado, beneficiando quase 700 famílias. A ação serve de incentivo à piscicultura em tanques-rede, barragens e açudes públicos comunitários, refletindo no aumento da produção pesqueira do Estado.
Também participaram da reunião o coordenador do curso de Engenharia de Pesca, professor Petrônio Alves Coelho Filho (Carcinologia), e os professores Cláudio Sampaio (Ictiologia e Conservação), e Tarciana Kramer (Ecologia Bentônica), além do assessor especial da Seagri, Edson Maruta.
Últimas notícias
Adolescente de 15 anos é flagrado com drogas após tentar fugir da polícia em Arapiraca
Homem é morto a tiros próximo a mercadinho no Jacintinho, em Maceió
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
