Conferência debate o futuro e o papel do jovem em Arapiraca
A juventude brasileira sempre esteve atrelada a reivindicações e conquistas para a sociedade no plano geral. Isto pôde ser visto desde a época da escravidão – com poetas e intelectuais contrariando esse período sombrio de nossa História – até a ditadura militar.
É apenas através do debate democrático e da proposição de ideias que as mudanças se dão na prática. Por isso, centenas de jovens se reuniram nas manhã e tarde desta quinta-feira (27), no Ginásio João Paulo II, bairro do Centro de Arapiraca, para discutir melhorias para o setor durante a 3ª Conferência Municipal de Juventude.
“O futuro é construído no agora, no presente. E fico feliz em ver os jovens focados nisso, na possibilidade de fazer um mundo melhor. Hoje, ações de cultura, esporte e lazer foram ampliadas pela cidade de Arapiraca, nas comunidades – com o recente lançamento do Programa de Esporte e Lazer da Cidade, o PELC – e nas nossas escolas”, diz a secretária Municipal de Assistência Social (Semas), Anadja Gomes, enfatizando a presença de movimentos estudantis no evento, a enriquecer ainda mais as discussões.
Na mesa de abertura estiveram, além dela, Michelly Rosy, subsecretária Municipal de Esporte e Lazer (Smel); Cláudia Petuba, secretária de Estado de Esporte, Lazer e Juventude; tenente Lisandra, representando o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM); Milton Muniz, conselheiro de Estado de Juventude; e a veradora Aurélia Fernandes.
Na oportunidade, foi cantado o Hino de Arapiraca pelo jovem Reinaldo Santos, vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e, na sequência, houve a comédia stand-up dando boas-vindas aos presentes, com o personagem alemão Jurgen Fritz, protagonizado pelo ator Paulo Cândido.
Nos painéis apresentados, a coordenadora do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), a assistente social Fabiana Santos, explanou sobre o programa federal Juventude Viva implantado em Arapiraca, com ações em Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura e fazendo o mapeamento da violência no município.
No painel posterior, a secretária estadual Cláudia Petuba falou sobre “As Várias Formas de Mudar Arapiraca”, tema da conferência nesta 3ª edição. Em seguida, grupos de discussões foram montados para debater os direitos de todos quanto à Cidadania, a Participação Social e Política e a Representação Juvenil; Comunicação e Liberdade de Expressão; Educação; Profissionalização ao Trabalho e Renda; Diversidade e Igualdade; Cultura; Saúde; Desporto e Lazer; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Território e Mobilidade; Segurança Pública e Acesso à Justiça.
Foram, enfim, eleitos os delegados de Arapiraca para levar as propostas até a etapa estadual com as propostas de políticas públicas apresentadas nesta conferência.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
