Alagoas

Porto Calvo promove curso sobre associativismo para catadores de lixo

Por Redação com assessoria 28/08/2015 08h08
Porto Calvo promove curso sobre associativismo para catadores de lixo
- Foto: ilustração

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da prefeitura de Porto Calvo, realiza a partir desta segunda-feira (31), das 18h às 22h, na sede da Central de Atendimento ao Cidadão (Já), o curso “Redes Associativas” com o objetivo de capacitar pessoas interessadas em criar associações e formar a Associação dos Catadores de Lixo do município.

O curso aborda palestras de sensibilização sobre o associativismo; assessoria nas fases de constituição, legalização e elaboração de estatutos e regimentos, entre outros processos; sendo assim composto por um conjunto de soluções divididas em quatro módulos. Nesta segunda-feira será dado o módulo 1 “Despertando para o Associativismo” pela consultora do Sebrae, Ana Paula Jecev que explanará sobre princípios, atitudes, constituição e organização indispensáveis ao sucesso de um empreendimento coletivo.

 A iniciativa da prefeitura de promover a associação dos catadores de lixo surgiu de um levantamento feito pela secretaria de Indústria e Comércio de Porto Calvo que identificou 12 catadores, ao total- que trabalham em um lixão antigo na AL 101, após a entrada do povoado Caxangá- trabalhando em situação precária, desassistidos e explorados, tendo que pagar uma taxa para catar o lixo.

Segundo o diretor de emprego e renda da secretaria de Indústria e Comércio, Senivaldo Oliveira, além do associativismo, faz-se necessário formalizar individualmente os catadores na modalidade MEI (Microempreendedor Individual) que contribui com benefícios sociais ao cidadão. Senivaldo acrescenta: “Nosso foco não é só a geração de renda, é também trazer segurança para esses trabalhadores, com a formalização da associação eles poderão buscar parceiros para obter equipamentos de proteção individual (EPI)”.

Em apoio à formalização, a Secretaria de Infraestrutura, incentiva também a iniciação da coleta seletiva. “Essa é uma questão socioambiental que temos como responsabilidade conduzir” afirma o secretário de Infraestrutura Alexandre Scala.

Os recursos para a formalização vem da parceria do Sebrae com o município, este ofertará lanche e transporte.

São colaboradores do projeto para a associação os funcionários da Secretaria de Indústria e Comércio Senivaldo Oliveira, Ana Alice Maria da Silva, José Ailton Lins e Joseane Alves; e o secretário de Infraestrutura Alexandre Scala.