Porto Calvo promove curso sobre associativismo para catadores de lixo
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da prefeitura de Porto Calvo, realiza a partir desta segunda-feira (31), das 18h às 22h, na sede da Central de Atendimento ao Cidadão (Já), o curso “Redes Associativas” com o objetivo de capacitar pessoas interessadas em criar associações e formar a Associação dos Catadores de Lixo do município.
O curso aborda palestras de sensibilização sobre o associativismo; assessoria nas fases de constituição, legalização e elaboração de estatutos e regimentos, entre outros processos; sendo assim composto por um conjunto de soluções divididas em quatro módulos. Nesta segunda-feira será dado o módulo 1 “Despertando para o Associativismo” pela consultora do Sebrae, Ana Paula Jecev que explanará sobre princípios, atitudes, constituição e organização indispensáveis ao sucesso de um empreendimento coletivo.
A iniciativa da prefeitura de promover a associação dos catadores de lixo surgiu de um levantamento feito pela secretaria de Indústria e Comércio de Porto Calvo que identificou 12 catadores, ao total- que trabalham em um lixão antigo na AL 101, após a entrada do povoado Caxangá- trabalhando em situação precária, desassistidos e explorados, tendo que pagar uma taxa para catar o lixo.
Segundo o diretor de emprego e renda da secretaria de Indústria e Comércio, Senivaldo Oliveira, além do associativismo, faz-se necessário formalizar individualmente os catadores na modalidade MEI (Microempreendedor Individual) que contribui com benefícios sociais ao cidadão. Senivaldo acrescenta: “Nosso foco não é só a geração de renda, é também trazer segurança para esses trabalhadores, com a formalização da associação eles poderão buscar parceiros para obter equipamentos de proteção individual (EPI)”.
Em apoio à formalização, a Secretaria de Infraestrutura, incentiva também a iniciação da coleta seletiva. “Essa é uma questão socioambiental que temos como responsabilidade conduzir” afirma o secretário de Infraestrutura Alexandre Scala.
Os recursos para a formalização vem da parceria do Sebrae com o município, este ofertará lanche e transporte.
São colaboradores do projeto para a associação os funcionários da Secretaria de Indústria e Comércio Senivaldo Oliveira, Ana Alice Maria da Silva, José Ailton Lins e Joseane Alves; e o secretário de Infraestrutura Alexandre Scala.
Últimas notícias
MPF arquiva pedido para investigação de conduta de Bolsonaro na pandemia
Na Índia, Lula defende governança global da IA liderada pela ONU
Mulher morre em grave colisão registrada no Sertão de Alagoas
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões
'Boi-Bumbá', obra do mestre João das Alagoas é incendiada na orla de Maceió
Carro colide contra residência e condutor fica ferido no município de Porto Calvo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
