Alagoas

Mudanças no Plano de Saúde resulta em greve dos Correios a partir do próximo dia 16

Por 7 Segundos 04/09/2015 06h06
Mudanças no Plano de Saúde resulta em greve dos Correios a partir do próximo dia 16
- Foto: Ilustração

Depois que o presidência dos Correios decidiu assumir que pretende fazer duras alterações no Plano de Saúde de todos os servidores da empresa, vários sindicatos em diversos estados brasileiros decidiram incentivar a luta e paralisar as atividades. Em Alagoas, cerca de cem trabalhadores decretaram greve durante uma assembleia geral realizada na noite da última terça-feira (01) no Centro de Treinamento de Cartas e Encomendas de Maceió, localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintec-AL), além da cobrança de mensalidade e de compartilhamento, a presidência planeja criar um segundo plano de saúde, chamado de Postal Mais Saúde, que trará sérios prejuízos para todos os funcionários. 

Em nota, a categoria explica que este é o primeiro passo para o sucateamento dos direitos do trabalhador. "Para o movimento sindical, a ideia da empresa é sucatear mais ainda o plano vigente para que, sem opção, o trabalhador abandone o atual plano e, sem atendimento, seja obrigado a migrar para um plano com mais opções de médicos, porém, pago", dizia trecho do documento.

As mudanças causaram revolta nos trabalhadores presentes na assembleia, que deixaram o encontro prometendo uma pesada greve geral por tempo indeterminado a partir de 16 de setembro.

De acordo com a categoria, a única forma de a estatal não sofrer a maior greve de sua história é voltar atrás com as mudanças e apresentar uma proposta salarial que contemple os trabalhadores.

Uma nova assembleia geral está marcada para a noite do dia 15 de setembro, onde se espera a presença maciça de vários trabalhadores dos Correios para deliberar pelos próximos passos da greve.