Ufal e Iphan assinam termo de cessão de novas instalações para futuro Campus
O superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no estado, Mario Aloísio Barreto, esteve reunido com o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, para assinar o termo de cessão de dois prédios para a Universidade Federal de Alagoas. Localizados no Centro Histórico de Penedo, o Albergue do Estudante e o Cine Penedo servirão de laboratórios para o curso de Turismo.
Presentes à solenidade, a coordenadora do curso de Turismo, Fabiana de Oliveira, e o professor Sérgio Onofre, que acompanharam todo o processo para aquisição desses novos equipamentos para a atual Unidade de Ensino, futuro Campus de Penedo. Eles relataram que o Albergue fez parte de um longo processo de negociação iniciado em 2007 pelo professor Rafael Arruda.
O espaço foi inaugurado em 2010, mas passou por reformas de adaptação e acessibilidade. “O prédio foi restaurado para ser utilizado por estudantes. Rafael Arruda, que era professor da disciplina de Gestão Hoteleira, teve a ideia de utilizá-lo como laboratório do curso de Turismo, para que os discente pudessem, na prática do turismo pedagógico, utilizar o espaço para hospedagem”, lembrou Fabiana.
A docente relata que o albergue é um meio de hospedagem mais acessível e proporciona mais autonomia aos hóspedes, dependendo do estilo de gestão. Ela viu experiências semelhantes com o curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). “A universidade mineira tem um albergue e eles utilizam como laboratório. São os estudantes de Turismo que fazem a gestão do espaço e treinam outras atividades de governança”, acrescentou Fabiana.
Cine Penedo antecipa projeto para novos cursos do campus
A outra instalação cedida à Ufal, o Cine Penedo, ainda passará por nova restauração da sala de exibição. No entanto, o local já é utilizado como forma de fortalecer as ações para as áreas do cinema e do audiovisual, como a realização de atividades de Cine Clube e do Festival de Cinema Universitário de Alagoas. Sérgio Onofre lembra que eles fazem parte de investimentos para a futura instalação de novos cursos nessa área.
“Esse prédio foi primeiro desapropriado pelo Iphan, na perspectiva de passar para a Universidade gerenciar. O projeto de restauração foi montado para que o cinema tivesse uma função pedagógica. O cinema não é só isso, nós temos o grande salão de exibição que vai ser restaurado pelo PAC das cidades históricas, mas temos um edifício que o Iphan já construiu no fundo do cinema, onde deve funcionar atividades e cursos de extensão voltadas à formação no campo do cinema”, detalhou Sérgio.
Além do Cine Penedo e do Albergue, a Unidade de Penedo também conta com o Centro de Extensão Universitária (CEU) e, semana passada, firmou novo convênio com a Prefeitura do município para a instalação de um centro de pesquisa, ensino e extensão, voltado à conservação da diversidade biológica e cultural do São Francisco, o Museu do Rio. Todos esses equipamentos fazem parte do centro histórico da cidade.
Também estiveram presentes à reunião a vice-reitora Rachel Rocha e o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra.
Últimas notícias

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente

Mãe denuncia negligência médica após perder bebê em hospital de Maceió

Delmiro Gouveia recebe projeto “Pianusco - Som das Águas” neste sábado

PRF recupera veículos com identificação adulterada em municípios da Região Metropolitana de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
