Alagoas

Secretaria de Ressocialização estuda a utilização de energia solar em presídios

Por Redação com Assessoria Seris 09/09/2015 13h01
Secretaria de Ressocialização estuda a utilização de energia solar em presídios
Gestores da Secretara de Ressocialização e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos estudam forma de utilizar energia solar para auxiliar na economia de energia elétrica e conservação do meio ambiente (Fotos Divulgação e Jorge Santos)

Criar uma alternativa de geração de energia renovável. Esse foi o tema da reunião envolvendo gestores das Secretarias da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e representantes da empresa de Geração de Energia Solar Pure Energy na terça-feira (8).

Na ocasião, foram discutidas possibilidades da implantação de uma usina de conversão de energia solar dentro do complexo penitenciário de Alagoas, auxiliando na economia de energia elétrica e conservação do meio ambiente.

A ideia apresentada pelos representantes da empresa foi implantar uma usina fotovoltaica, modelo que já é utilizado em alguns empreendimentos do setor privado, como em alguns estádios da Copa do Mundo de 2014.

A usina iria funcionar por meio de instalação de placas de captação de energia solar dentro do complexo prisional, possibilitando a geração de energia para abastecer todas as nove unidades, localizadas em Maceió.

Os representantes da Pure Energy explicaram também algumas das vantagens da utilização das placas, que têm 1.00x1.65 m², capacidade de geração de 250watts cada, e vida útil de 25 anos, sem necessidade de manutenção.

O gestor da Semarh, Alexandre Ayres, falou sobre a importância da utilização da energia renovável. “Com a utilização da energia solar temos duas pretensões: contribuir para a proteção do meio ambiente, com a utilização da energia renovável, e gerar economia financeira para o Estado”, afirmou.

De acordo com o secretário de gestão interna da Seris, major Marcos Henrique do Carmo, o clima de Alagoas favorece a utilização deste tipo de energia. Ele também citou os benefícios que ela pode trazer tanto para o meio ambiente como para os cofres públicos.

“A utilização desta fonte de energia renovável, além da questão ambiental, é muito interessante no sentido de economia, pois o custo da geração da energia solar é menor que o da geração de energia por meio de hidrelétricas”, destacou.

O próximo passo será a realização de um estudo de viabilidade técnica da área para ver se é possível instalar uma usina fotovoltaica no local para gerar energia. Caso seja viável, Alagoas será a primeira unidade federativa do país a utilizar energia solar em unidades penitenciárias.