Alagoas

Ressocialização oferece cursos gratuitos para agentes do sistema penitenciário

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 10/09/2015 11h11

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social está ofertando inscrições para quatro cursos até o dia 18 de setembro. O objetivo é capacitar os agentes penitenciários e melhorar os serviços prestados. Os servidores interessados devem procurar a Diretoria da Escola Penitenciária, no sistema prisional, e preencher a ficha de inscrição. As vagas são limitadas.

Os cursos ofertados são: noções de gerenciamento de crise aplicado ao sistema prisional, Básico de Bastão Perseguidor (BP-60); treinamento básico de primeiros socorros e saúde mental com ênfase no servidor penitenciário. De acordo com a diretora da Escola Penitenciária, Amanda Calheiros, todas as capacitações trabalham temáticas com vistas ao melhor desenvolvimento das atividades desenvolvidas nas unidades.

“Nosso objetivo principal é reunir e aproximar questões teóricas e práticas em função da realidade complexa que faz parte da rotina do servidor penitenciário. Trata-se de uma excelente oportunidade de qualificação, bem como de aprendizado de técnicas e conhecimentos necessários visando um melhor desempenho nos serviços ofertados no sistema prisional”, afirma a diretora.

Noções de gerenciamento de crise aplicado ao sistema prisional – A capacitação visa fornecer aos agentes penitenciários os conhecimentos teóricos necessários para gerenciar crises, sempre em observância aos aspectos legais. O curso acontece no dia 15 de setembro, na Escola Penitenciária, com uma turma de, no máximo, 50 alunos.

Curso básico de Bastão Perseguidor (BP-60) – Tem como objetivo ofertar aos agentes conhecimento dos princípios básicos de manejo e funcionamento do equipamento, além de princípios e técnicas básicas de utilização em situações de defesa, ataque e contenção. O curso acontecerá no Instituto Takemussu - Escola de Aikidô e inicialmente conta com quatro turmas, com no máximo 30 alunos.

Treinamento básico de primeiros socorros – A melhoria do desempenho dos servidores penitenciários nos procedimentos de primeiros socorros é fundamental para garantir a integridade física e mental dos reeducandos, servidores e demais envolvidos no sistema prisional alagoano. Serão quatro turmas com no máximo 15 alunos cada uma.

Saúde mental com ênfase no servidor penitenciário – Pesquisas recentes apontam o trabalho como uma das maiores fontes de estresse cotidiano. Nesse sentido, faz-se necessário um maior estudo e debate acerca dessas relações para otimizar os trabalhos dos servidores penitenciários. O curso acontecerá no dia 24 de setembro na Escola Penitenciária.