Secretaria da Cultura anuncia quatro novos Patrimônios Vivos de Alagoas
O Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas ganha mais quatro mestres. Na edição da quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado (DOE), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou os novos mestres e mestras selecionados entre os 48 nomes inscritos.
Os escolhidos são Antônio dos Santos, 62 anos, artesão em madeira, José Laurentino Sirilo, 86, mestre de Guerreiro – esses dois naturais do município de Lagoa da Canoa -, e mais a ‘Zeza do Coco’, 60 anos, mestra de Coco de Roda, e Vânia Oliveira, 58, artesã, as duas de Maceió.
A escolha foi homologada pelos membros do Conselho Estadual de Cultura. "Ao nomear os novos mestres, estamos preservando e perpetuando a nossa cultura. São mestres escolhidos por sua representatividade dentro do segmento cultural que atuam. O Registro do Patrimônio Vivo é uma maneira de transmitirmos nossos valores para fortalecer a própria identidade do alagoano”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas.
Os membros do Patrimônio Vivo de Alagoas recebem uma bolsa mensal, no valor de um salário mínimo e meio, como apoio para dar continuidade a suas manifestações culturais.