Higienização de ambulâncias do Samu evita contaminação em socorristas e pacientes
Prevenir é melhor do que remediar. Assim, para garantir a higienização correta das viaturas, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), uma equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) realiza, todos os dias, trabalho preventivo, com a higienização das ambulâncias.
Com a medida, garante a saúde das equipes compostas por pacientes, médicos, enfermeiros, condutores socorristas e técnicos de enfermagem. O supervisor do Samu Maceió, Lucas Casado, destacou a importância do trabalho dos profissionais que cuidam do setor de higienização.
O supervisor explicou que são utilizadas técnicas que garantem a segurança necessária para os socorristas e pacientes, seguindo os protocolos da engenharia de segurança, como determina o Ministério da Saúde.
Para assegurar a higienização correta, os funcionários participaram de treinamento sobre noções de biossegurança, microbiologia e técnicas de limpeza e também sobre desinfecção de equipamentos contaminados.
Além das aulas teóricas, os profissionais receberam instruções sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são de uso obrigatório e garantem não somente a integridade física do trabalhador, mas ajudam a diminuir as chances de contaminação.
José Wilson Souza, engenheiro do trabalho esclarece que a higienização é fundamental, pois reduz a possibilidade de exposição dos socorristas a riscos biológicos, a exemplo de contaminação pela hepatite “A”, “B” e “C”, doenças de pele, doenças com fluidos orgânicos (saliva, fezes, urina, etc.), meningite e bactérias por contato.
Por isso, o procedimento deve ser realizado a cada atendimento pela ambulância, recomendou o engenheiro do trabalho. Ele afirmou também que os EPIs disponíveis pelo Samu incluem luvas, óculos de proteção, botas, gorro cirúrgico, aventais e máscaras, além de uniforme (calça e camisa) adequado, devem ser usados a cada atendimento.
“É preciso que seja utilizado para minimizar os riscos de contaminação de várias doenças dos servidores”, comentou o José Wilson.
A higienização é feita com uso de hipoclorito de sódio a 1%, que é colocado no local por pelo menos 15 minutos. A limpeza ocorre em períodos de tempo pré-determinados, ou seja, trata-se de uma limpeza em que todos os equipamentos da viatura são retirados e o procedimento é feito. Todos os equipamentos ficam higienizados.
De acordo com a coordenadora administrativa do Samu Maceió, Aldilene Paiva, todas as viaturas do interior são higienizadas nas respectivas Bases Descentralizadas, mas se for necessário.
“O Setor faz a higienização dessas viaturas quando as Bases não conseguem fazer uma limpeza mais intensa, isso para evitar risco de contaminação tanto para os pacientes como também para os socorristas”, comentou Aldilene Paiva.
No Samu Maceió, os profissionais do setor realizam, em média, 20 higienizações por plantão no período de 12 horas. Com a limpeza, tem-se a certeza de que pacientes atendidos pelo Samu, e também os socorristas, não contraiam doenças e infecções.
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