Irrigantes e aquicultores têm desconto na tarifa de energia

Dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apontam para existência de aproximadamente 50 mil produtores rurais existentes no Estado de Alagoas. Grande parte desse mercado produtivo pode ser beneficiada com descontos de até 90% em sua fatura de energia, desde que regularize seu cadastro e seu perfil de medição junto à Eletrobras Distribuição Alagoas.
A Resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assegura aos irrigantes e aquicultores um desconto especial na tarifa de energia elétrica, referente à carga utilizada exclusivamente à irrigação vinculada à atividade agropecuária, como para captação de água e adução, na injeção de fertilizantes na linha de irrigação, na aplicação da água no solo e na iluminação dos locais de instalação desses equipamentos.
Já para os aquicultores, as cargas só podem ser utilizadas para bombeamento e captação de água e dos tanques de criação, no berçário, na aeração e na iluminação.
Na região nordeste, os descontos aplicados pelas distribuidoras são de 90% da tarifa para consumidores atendidos em alta e média tensão; e de 73% para os consumidores de baixa tensão. O benefício é concedido no consumo registrado das 21h30 às 6h e só é válido para as unidades consumidoras cadastradas como serviço de irrigação e aquicultura, o que não abrange a energia utilizada na residência ou no consumo de outros equipamentos da propriedade rural do agricultor.
A recomendação da Eletrobras é que o agricultor configure sua instalação elétrica para duas entradas de medição, sendo uma direcionada para aferir o fornecimento da irrigação e outro para mensurar o consumo da residência.
Cooperativas de agricultores e aquicultores também têm direito ao benefício. Nesse caso, é necessário que os grupos estejam classificados como “cooperativa de eletrificação rural”. A redução na tarifa incidirá sobre o somatório dos consumos de energia elétrica das unidades dos cooperados.
Para ter direito ao desconto, os clientes devem solicitar, por escrito, em qualquer posto de atendimento.
Caso o serviço solicitado seja para clientes de baixa tensão é necessário apresentar ainda CPF, RG e um documento que comprove que ele é o proprietário do sistema de irrigação ou aquicultura. Se o requerimento for para unidades atendidas em alta ou média tensão, também deve ser apresentado um projeto elétrico do empreendimento.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
