Irrigantes e aquicultores têm desconto na tarifa de energia

Dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apontam para existência de aproximadamente 50 mil produtores rurais existentes no Estado de Alagoas. Grande parte desse mercado produtivo pode ser beneficiada com descontos de até 90% em sua fatura de energia, desde que regularize seu cadastro e seu perfil de medição junto à Eletrobras Distribuição Alagoas.
A Resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assegura aos irrigantes e aquicultores um desconto especial na tarifa de energia elétrica, referente à carga utilizada exclusivamente à irrigação vinculada à atividade agropecuária, como para captação de água e adução, na injeção de fertilizantes na linha de irrigação, na aplicação da água no solo e na iluminação dos locais de instalação desses equipamentos.
Já para os aquicultores, as cargas só podem ser utilizadas para bombeamento e captação de água e dos tanques de criação, no berçário, na aeração e na iluminação.
Na região nordeste, os descontos aplicados pelas distribuidoras são de 90% da tarifa para consumidores atendidos em alta e média tensão; e de 73% para os consumidores de baixa tensão. O benefício é concedido no consumo registrado das 21h30 às 6h e só é válido para as unidades consumidoras cadastradas como serviço de irrigação e aquicultura, o que não abrange a energia utilizada na residência ou no consumo de outros equipamentos da propriedade rural do agricultor.
A recomendação da Eletrobras é que o agricultor configure sua instalação elétrica para duas entradas de medição, sendo uma direcionada para aferir o fornecimento da irrigação e outro para mensurar o consumo da residência.
Cooperativas de agricultores e aquicultores também têm direito ao benefício. Nesse caso, é necessário que os grupos estejam classificados como “cooperativa de eletrificação rural”. A redução na tarifa incidirá sobre o somatório dos consumos de energia elétrica das unidades dos cooperados.
Para ter direito ao desconto, os clientes devem solicitar, por escrito, em qualquer posto de atendimento.
Caso o serviço solicitado seja para clientes de baixa tensão é necessário apresentar ainda CPF, RG e um documento que comprove que ele é o proprietário do sistema de irrigação ou aquicultura. Se o requerimento for para unidades atendidas em alta ou média tensão, também deve ser apresentado um projeto elétrico do empreendimento.
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
