Laudo da causa do acidente do helicóptero da SSP será de responsabilidade do Cenipa
A equipe de peritos do Instituto de Criminalística que esteve no local da queda do helicóptero do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública na última quarta-feira (23) já começou a preparar o laudo de constatação do fato que vitimou os quatro militares alagoanos. Mas os peritos esclarecem que o laudo sobre a motivação do acidente será de responsabilidade do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II).
A perita criminal Miriam Braga, que coordenou os trabalhos do IC no local, explicou que essa é uma regra nacional da aviação civil e militar brasileira, prevista em decreto, onde, para qualquer tipo de acidente aéreo, a perícia fica a cargo da equipe do Seripa, que é formada por profissionais da Força Aera Brasileira (Fab). A equipe do IC foi responsável por constatar o acidente, as mortes, analisar toda a extensão do local do fato e os estragos ocasionados pelo impacto, explosão e incêndio do helicóptero e do automóvel.
“O nosso laudo é especifico sobre a constatação do fato no local do desastre. As causas do acidente, as condições técnicas e mecânicas da aeronave, o trajeto feito do aeroclube até o lugar da queda, todas essas respostas ficarão a cargo do relatório final da equipe do Seripa”, esclareceu a perita.
Miriam Braga informou ainda que a equipe do IC concluiu os exames periciais no mesmo dia do acidente, deixando a área isolada para a investigação por parte dos profissionais do Cenipa. O perito criminal Victor Cavalcante, que também participou da perícia, está preparando um croqui da cena, pelo qual a equipe poderá demostrar de forma mais clara o que foi observado no local da constatação.
O prazo normal para entrega do laudo seria de dez dias úteis, podendo ser prorrogado automaticamente por mais trinta dias, mas, devido à complexidade do acidente, a perita prevê que a conclusão do laudo poderá ultrapassar esse período de tempo. Já a equipe do Seripa confirmou oficialmente que eles têm o prazo de um ano para entrega o seu relatório final.
Últimas notícias
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Mulher tenta interferir em abordagem policial, xinga policiais e acaba presa em Maribondo
Educação promove 1º Buzinaço da Busca Ativa Escolar para combater evasão em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
