Desconto para regularização tributária é permanente em Maceió

O contribuinte que quiser sair da Dívida Ativa do Município agora conta com os benefícios resultantes de alteração do artigo 195 da Lei nº4.486/96, que dispõe sobre o Código Tributário Municipal. Com a mudança, a Prefeitura de Maceió institui a possibilidade de redução de multas e juros. Quem aderir nos primeiros 30 dias após a publicação, pode obter descontos de até 80%. Com a nova redação do artigo, os contribuintes poderão se dirigir à Secretaria Municipal de Finanças (SMF) ou acessar o site do órgão, fazer uma simulação das parcelas para obter o pagamento com desconto.
“A mudança no Código Tributário é diferente do Prefis, implantado no ano passado, com o mesmo objetivo, mas que teve período de vigência predeterminado. A alteração é de caráter permanente. A qualquer tempo, quem quiser negociar suas dívidas obterá o desconto”, disse o secretario de Finanças, Gustavo Novaes.
Os descontos sobre os juros e multas chegam a 80% quando o pagamento da dívida é feito a vista. Quem pagar a prazo, o desconto é escalonado: em 12 meses, 70%; em 24 meses, 60%; em 36 meses, 50%; em 48 vezes, 40%; quem optar por parcelar em 60 meses terá 30% de desconto. A alteração foi proposta pelo prefeito Rui Palmeira e foi prontamente aprovada pela Câmara de Vereadores de Maceió.
“Considerando o atual cenário econômico nacional, com fortes reflexos sobre a economia local e as finanças municipais, o restabelecimento de previsão legal para os descontos de multas e juros de mora se mostra extremamente oportuno para atração dos contribuintes à regularização de suas dívidas”, considerou o prefeito.
Regularização de dívidas
Um exemplo bem-sucedido foi a experiência do Programa de Recuperação Fiscal (Prefis) promovido pela Prefeitura em 2014. Por meio dele, diversos contribuintes compareceram à Secretaria Municipal de Finanças para regularizar suas dívidas e quitar débitos de maneira facilitada. Encerrado o programa, a medida gerou incremento de receita ao Município. Diante disso, a Secretaria Municipal de Finanças observou a necessidade de também atualizar as regras para desconto de multas sobre infração e notificação.
Últimas notícias

Homicídio a tiros assusta moradores no centro de Palmeira dos Índios às vésperas do Festival de Inverno

Perseguição policial termina com dois suspeitos detidos e moto apreendida em Palmeira dos Índios

Hospital de Emergência do Agreste apresenta 12 trabalhos no II Simpósio Estadual das Residências em Saúde de Alagoas

Vereador denuncia abandono na saúde pública de Campestre e critica uso político da máquina administrativa

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Maceió

Corregedoria da Polícia Civil aponta arma de delegada em homicídio de Gari
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
