Alunos do ProJovem de Arapiraca estão há sete meses sem receber bolsas
O nordeste é a região brasileira onde boa parte dos jovens não teve a oportunidade de completar o ensino fundamental, mas quando surgiu o ProJovem, um programa do Governo Federal, a esperança alimentou o coração de muita gente, pois era a chance da inserção no mercado do trabalho.
O programa oferece aos jovens entre 18 e 29 anos a oportunidade de estudar as disciplinas do ensino fundamental e ainda aprender uma especialização na área da saúde, administração ou turismo e hospitalidade.
Mas o problema que teima em tirar a oportunidade de muitos arapiraquenses é que o estímulo financeiro de R$100 mensais está atrasado desde o início das aulas, em março deste ano.
Alunos do programa no bairro Brisa do Lago, em Arapiraca, relataram que a ajuda estimula a presença na sala de aula e ainda ajuda nas despesas diárias, já que a maioria precisa abdicar de trabalhos para dar continuidade aos estudos.
Em entrevista à equipe de reportagem do Portal 7 Segundos, a coordenadora do ProJovem na capital do Agreste, Ana Cajueiro, explicou que o problema é dos repasses da verba que vem do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Ela afirmou que já tentou fazer de tudo, mas o órgão responsável pelos depósitos em Brasília nem atende mais as ligações.
"Infelizmente a coordenação fica de mãos atadas porque os repasses são feitos exclusivamente entre Governo Federal e alunos do programa. Nosso papel em relação às bolsas é unicamente repassar as frequências todos os meses", relatou.
Ana Cajueiro adiantou ao Portal 7 Segundos que, apesar do atraso nas bolsas, as aulas estão garantidas até o final do Programa, que deve ser finalizado em setembro de 2016. "Esta é a quinta turma do ProJovem em Arapiraca e nunca houve esse tipo de problema. Mesmo com a crise financeira, felizmente as aulas até o final do Programa estão garantidas", relatou.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
