Alunos do ProJovem de Arapiraca estão há sete meses sem receber bolsas
O nordeste é a região brasileira onde boa parte dos jovens não teve a oportunidade de completar o ensino fundamental, mas quando surgiu o ProJovem, um programa do Governo Federal, a esperança alimentou o coração de muita gente, pois era a chance da inserção no mercado do trabalho.
O programa oferece aos jovens entre 18 e 29 anos a oportunidade de estudar as disciplinas do ensino fundamental e ainda aprender uma especialização na área da saúde, administração ou turismo e hospitalidade.
Mas o problema que teima em tirar a oportunidade de muitos arapiraquenses é que o estímulo financeiro de R$100 mensais está atrasado desde o início das aulas, em março deste ano.
Alunos do programa no bairro Brisa do Lago, em Arapiraca, relataram que a ajuda estimula a presença na sala de aula e ainda ajuda nas despesas diárias, já que a maioria precisa abdicar de trabalhos para dar continuidade aos estudos.
Em entrevista à equipe de reportagem do Portal 7 Segundos, a coordenadora do ProJovem na capital do Agreste, Ana Cajueiro, explicou que o problema é dos repasses da verba que vem do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Ela afirmou que já tentou fazer de tudo, mas o órgão responsável pelos depósitos em Brasília nem atende mais as ligações.
"Infelizmente a coordenação fica de mãos atadas porque os repasses são feitos exclusivamente entre Governo Federal e alunos do programa. Nosso papel em relação às bolsas é unicamente repassar as frequências todos os meses", relatou.
Ana Cajueiro adiantou ao Portal 7 Segundos que, apesar do atraso nas bolsas, as aulas estão garantidas até o final do Programa, que deve ser finalizado em setembro de 2016. "Esta é a quinta turma do ProJovem em Arapiraca e nunca houve esse tipo de problema. Mesmo com a crise financeira, felizmente as aulas até o final do Programa estão garantidas", relatou.
Últimas notícias
Mulher é encontrada morta a tiros em via pública no Jacintinho, em Maceió
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
