Alunos do ProJovem de Arapiraca estão há sete meses sem receber bolsas
O nordeste é a região brasileira onde boa parte dos jovens não teve a oportunidade de completar o ensino fundamental, mas quando surgiu o ProJovem, um programa do Governo Federal, a esperança alimentou o coração de muita gente, pois era a chance da inserção no mercado do trabalho.
O programa oferece aos jovens entre 18 e 29 anos a oportunidade de estudar as disciplinas do ensino fundamental e ainda aprender uma especialização na área da saúde, administração ou turismo e hospitalidade.
Mas o problema que teima em tirar a oportunidade de muitos arapiraquenses é que o estímulo financeiro de R$100 mensais está atrasado desde o início das aulas, em março deste ano.
Alunos do programa no bairro Brisa do Lago, em Arapiraca, relataram que a ajuda estimula a presença na sala de aula e ainda ajuda nas despesas diárias, já que a maioria precisa abdicar de trabalhos para dar continuidade aos estudos.
Em entrevista à equipe de reportagem do Portal 7 Segundos, a coordenadora do ProJovem na capital do Agreste, Ana Cajueiro, explicou que o problema é dos repasses da verba que vem do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Ela afirmou que já tentou fazer de tudo, mas o órgão responsável pelos depósitos em Brasília nem atende mais as ligações.
"Infelizmente a coordenação fica de mãos atadas porque os repasses são feitos exclusivamente entre Governo Federal e alunos do programa. Nosso papel em relação às bolsas é unicamente repassar as frequências todos os meses", relatou.
Ana Cajueiro adiantou ao Portal 7 Segundos que, apesar do atraso nas bolsas, as aulas estão garantidas até o final do Programa, que deve ser finalizado em setembro de 2016. "Esta é a quinta turma do ProJovem em Arapiraca e nunca houve esse tipo de problema. Mesmo com a crise financeira, felizmente as aulas até o final do Programa estão garantidas", relatou.
Últimas notícias
Governo de AL concede desconto na renovação de outorga dos transportes complementares
Operação em Quebrangulo desarticula ponto de tráfico e prende foragidos por homicídio
Moradoras de Delmiro Gouveia estão entre mortos em acidente com ônibus em MG
Mototaxistas e motofretistas economizam R$ 530 em taxas do Detran/AL em 2026
CBMAL registra mais de 3,3 mil atendimentos em acidentes de trânsito em 2025
Perícia descarta homicídio no caso da mulher encontrada morta na Chã de Bebedouro
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
