Baixo São Francisco

Câmara de Traipu aprova relatório contra Conceição Tavares

Por 7 Segundos com Traipu Notícias 10/10/2015 09h09
Câmara de Traipu aprova relatório contra Conceição Tavares
- Foto: Reprodução/ Traipu Notícias

A maioria dos vereadores presentes na sessão ordinária, realizada na última sexta-feira (09) na Câmara de Vereadores de Traipu, aprovou o relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação e Saúde do município, que solicitou o indiciamento da prefeita Conceição Tavares (DEM) por diversas irregularidades nas áreas.

A vereadora relatora da CEI da Educação, Larissa Palmeira, leu a conclusão do relatório, onde segundo foi constatado que a prefeitura estaria servindo merenda vencida aos alunos da rede pública municipal. Além disso, ficou confirmado ainda pagamentos em valores exorbitantes à empresa vencedora da licitação para locação de veículos, escolas deterioradas sem nenhuma condição de funcionamento, evasão escolar em grande proporcionalidade, diretoras de escolas assinando cheques em branco dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), compra de combustível em grande proporção, funcionários contratados por vários meses sem receber salários.

Ainda em sua fala, Larissa Palmeira disse que o executivo não tem respeito com o professor, não proporciona condições dignas de trabalho, além da constatação do crime de Nepotismo na secretaria municipal de educação. O presidente da Casa, José Valter dos Santos, reforçou que há provas materiais. Em seguida o vereador Gilson Santos pediu vista do processo, alegando não ter embasamento para votar a favor do relatório.

O pedido de vista foi posto em votação e os vereadores, Carlos Moura, Simone Soares, Silvino Cavalcante, Jenivaldo Rosa e o próprio Gilson votaram a favor do pedido de vista, já os vereadores, Vânia Bezerra, José Eduardo, Larissa Palmeira, Aloísio Junior, Teresinha Freire votaram contra o pedido, o presidente votou e desempatou.

Desta forma o relatório foi aprovado com o desenrolar resulta no indiciamento da prefeita e secretária nesta CEI. O relatório será imediatamente enviado para o Ministério Público Estadual( MPE) e Federal (MPF), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas Estadual(TCE) e Ministério da Educação MEC.

Em seguida foi posto em votação o relatório final da CEI da Saúde, onde segunda a relatora a Vereadora Vânia de João de Deta, há provas robustas do caos vivenciado pela saúde em Traipu, destacando no plenário as seguintes alegações:

Medicamentos vencidos encontrados na casa maternal a disposição da população, PSFs sem médicos e sem medicamentos, funcionários contratados por vários meses sem receber salários, lixo hospitalar vulnerável a população, falta de material básico na casa maternal para atendimento a população, pratica de nepotismo por parte do secretário de saúde Etinho Dias empregando suas irmãs e cunhados, entre outras ilegalidades.

O vereador Gilson Santos saiu da Sessão, então o vereador Genivaldo Rosa pediu vista do relatório, o presidente pôs em votação e o pedido foi rejeitado pela maioria. O relatório foi posto em seguida em votação e aprovado pela maioria absoluta da Câmara.

No final da sessão o clima ficou tenso e surgiram acusações pra todo lado, o vereador Carlos Moura defendeu a gestora e alegou que viveu na ditadura da gestão Marcos Santos, o áudio se espalhou por redes sociais, o vereador José Eduardo em seguida alegou que Etinho Dias, Secretário de Saúde ofereceu proposta de R$ 150.000,00 para que o mesmo mudasse de lado político, passando pro lado da prefeita, “por isso que não tem dinheiro pra saúde”, disse Zé Eduardo e os ânimos esquentaram.

O relatório final será enviado para os supracitados órgãos competentes.