Vídeo reconstrói abatimento de avião por míssil

Quase um ano e meio depois de o voo MH17 da Malaysia Airlines ter sido abatido quando voava de Amsterdã para Kuala Lumpur, investigadores holandeses divulgaram nesta terça-feira as descobertas que fizeram com a reconstrução do avião.
No relatório final divulgado pelo Departamento de Segurança da Holanda, os investigadores afirmam que o MH17 foi derrubado após um míssil - do sistema de defesa antiaérea chamado Buk, desenvolvido pela União Soviética e hoje pela Rússia -, que teria sido lançado do leste da Ucrânia, ter explodido pouco acima do cockpit, fazendo o avião quebrar em pleno ar.
A queda do voo da Malaysia Airlines deixou 298 mortos, e os familiares agora pedem às autoridades a verdade sobre o que realmente ocorreu nos últimos momentos até o avião ser derrubado.
"Temos visto tantas idas e vindas sobre a investigação, tantos rumores e trocas de acusações políticas... São muitos especialistas dando opiniões. Tudo o que queremos são fatos reais, queremos saber a verdade", disse Evert Van Zijtveld, vice-presidente da Associação das vítimas do Desastre do MH17. Ele perdeu seu filho, filha e outros parentes que estavam no voo.
O avião sobrevoava a zona de conflito entre Rússia e Ucrânia quando desapareceu do radar em 17 de julho do ano passado.
O governo ucraniano e outras autoridades ocidentais afirmam que o míssil foi trazido da Rússia e lançado pelos rebeldes pró-Moscou do país, que dominavam parte do leste da Ucrânia. Do outro lado, os russos rejeitam as acusações.
O relatório holandês não atribui culpa pela tragédia. Mas o Departamento de Segurança do país encomendou três investigações independentes: de holandeses, russos e ucranianos. O objetivo é identificar exatamente de onde o míssil foi lançado.
Segundo o relatório, ele pode ter sido disparado de uma área de cerca de 320 km² no leste da Ucrânia, mas estudos mais avançados seriam necessários para determinar o local exato do lançamento.
A empresa russa que fabrica mísseis Buk tem insistido que esse é um modelo que deixou de ser utilizado pelas forças russas e disse que sua própria investigação comprovou que ele foi lançado de um território controlado pelo governo ucraniano.
Os holandeses estão conduzindo ainda sua versão da investigação e afirmaram que ela será entregue no ano que vem.
Últimas notícias

Matriz de Camaragibe regulamenta Lei do SIM e fortalece agricultura familiar

Suspeita de intoxicação por metanol deixa dois mortos e um cego no Agreste de Pernambuco

Incêndio atinge residência no Conjunto Frei Damião em Maceió

Prefeita Márcia Cavalcante implementa serviço de Telessaúde em São Luís do Quitunde

PM prende homem suspeito de assalto a van na Durval de Góes Monteiro

Motociclista colide com ciclista que atravessava avenida sem atenção em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
