Usina Uruba realiza culto ecumênico pelo início da safra
Através da iniciativa da Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale de Satuba (Coopervales), que arrendou a unidade, a Usina Uruba, em Atalaia, voltará a moer. Nesta sexta-feira (6), foi realizado um culto ecumênico de início de safra.
Com a participação de funcionários, colaboradores e diretores, a celebração também contou com a presença do prefeito de Atalaia José Lopes de Albuquerque, do governador Renan Filho, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, deputado estadual Gilvan Barros Filho, além de vereadores, secretariado municipal e representantes do judiciário.
Para garantir a moagem de 700 mil toneladas de cana nesta safra, 1.500 postos de trabalho já foram gerados inicialmente, com expectativa que esse número ultrapasse os 3 mil. O empenho do Prefeito José Lopes de Albuquerque, no processo de reabertura da Uruba foi destacado pelo presidente da Cooperativa, Túlio Tenório. “O prefeito Zé do Pedrinho foi peça fundamental desde o início do processo, mostrando compromisso em se juntar as pessoas que querem o bem de Atalaia e que fazem as coisas darem certo. Estamos fazendo a diferença e vamos mostrar para o estado que na adversidade a gente transforma dificuldades em oportunidades. Todos nós que fazemos a Coopervales, estamos gratos pelo apoio desse gestor atento aos anseios da população, e que foi nosso braço direito na luta para que esse dia histórico chegasse. Temos muito o que comemorar”, afirmou.
O governador Renan Filho, ressaltou que a Usina Uruba, hoje Copervales, é uma vertente importante para superar o problema econômico do setor sucroenergético do estado, e salientou o potencial de liderança do gestor José Lopes de Albuquerque, que desde o início do processo, se colocou à disposição para ajudar “Espero que esse modelo dê muito certo para que possamos fazer isso em outras partes do Estado. Contem com nosso apoio, nossa dedicação, com a nossa força aqui em Alagoas e em Brasília, para que possamos fechar com chave de ouro, um ano muito duro, mas que as soluções se apresentaram”, destacou.
Na avaliação do prefeito, a reabertura da usina nesse período em que o país atravessa uma grave crise, representa um grande avanço para economia do estado, gerando emprego e renda. “É uma honra poder estar presente neste ato, pois estamos fazendo história no município. Trata-se de um processo vitorioso, marcado pela união e espírito de empreendedorismo dos membros que integram a Cooperativa, com apoio muito importante do Governador Renan Filho e do secretário Álvaro Vasconcelos. Podemos dizer que uma luz voltou a acender no fim do túnel, pois a reativação da Usina Uruba, terá forte impacto socioeconômico para toda a região, que tem enfrentado grandes perdas nos últimos anos”, concluiu.