Governador envia PL para pagamentos de precatórios
O governador Renan Filho enviou à Assembleia Legislativa Estadual (ALE), projeto de lei complementar que propõe utilizar temporariamente 70% do total dos depósitos judiciais e extrajudiciais para o pagamento de precatórios. A medida também inclui a quitação da dívida pública e eventuais pagamentos de despesa de capital. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas desta quinta-feira (19).
Apesar de não ter medido esforços para reduzir o acúmulo de precatórios judiciais pendentes e saldar as parcelas de dívida fundada, o Governo de Alagoas volta sua atenção para os números elevados, assim como para o estoque de precatórios. Nesse sentido, de acordo com a publicação, o montante referente aos depósitos judiciais e extrajudiciais, que ficam por muito tempo imobilizado nos bancos oficiais até que haja decisão final, possibilitará a redução do acúmulo dos débitos e pagamentos em andamento.
Para os contribuintes que possam obter vitória no processo judicial ou administrativo durante o período de execução da proposta, o projeto de lei assegura que não há absolutamente nenhum risco de não receber o pagamento. Isso só será possível porque o valor dos depósitos ficaria no Fundo de Reserva para garantir a restituição de parcelas.
Caso o projeto seja convertido em lei, uma série de benefícios será proporcionada ao Estado, às partes credoras do precatório, ao Poder Judiciário e, sobretudo, à população alagoana - a redução considerável da parcela da dívida fundada, além da quitação de precatórios e melhoria da aplicação de recursos em investimentos essenciais à população são algumas das vantagens.
Já em relação à sociedade alagoana, a publicação assegura que o ganho é ainda maior, uma vez que a quitação do conjunto dos débitos em atraso do Estado promoverá a aplicação de um volume expressivo de recursos na economia, aquecendo negócios geradores de emprego e renda.
Últimas notícias
STJ suspende afastamento do secretário de Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes
Integrante de torcida organizada do CRB briga com policiais e é preso com drogas
[Vídeo] Homem que atirou contra clientes de bar em Ouro Branco é preso em ação da Polícia Civil
Homem embriagado ameaça companheira com faca e é levado à Central em Arapiraca
Assalto termina em luta corporal e suspeito agredido e preso na parte alta de Maceió
Homem é atacado com golpes de garrafa e dupla suspeita foge no Tabuleiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
