Alagoas

Seca será mais rigorosa em Alagoas em 2016

Por 7 Segundos 23/11/2015 15h03
Seca será mais rigorosa em Alagoas em 2016
- Foto: Internet

Os dias estão mais quentes e o verão vai se prolongar por mais meses do que o de costume. A previsão não é nada otimista para o país e, precisamente para Alagoas em 2016.

Se o inverno este ano foi curto, no ano que vem será ainda mais. A seca será mais prolongada em 2016. Os dados são do consultor da Secretaria Municipal de Agricultura de Arapiraca, Manoel Henrique, que também é técnico da Emater - Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas.

Em conversa com o Portal 7 Segundos, Manoel Henrique frisou que os agricultores e pecuaristas que trabalham nas zonas rurais do município de Arapiraca têm recebido consultoria por parte da Secretaria Municipal de Agricultura, no sentido de melhorar o tipo de cultura que eles plantam ou o rebanho que criam.

"Há uma equipe técnica que faz acompanhamento no local da propriedade, orientando os agricultores e também fazendo um levantamento de dados pluviométricos", explicou Manoel Henrique.

Dados meteorológicos

Os dados climáticos são acompanhados pelo site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para que os técnicos possam orientar os produtores sobre clima, temperatura, tempo, entre outros dados meteorológicos.

No entanto, existem duas estações meteorológicas em Arapiraca. Elas funcionam na região das Batingas e a na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na AL-115.

Segundo o consultor Manoel Henrique as chuvas deste ano foram tão poucas que não atingiram 60% do esperado da média que é de 900 mililitros por ano. As chuvas não atingiram 650 mm, por esta razão o inverno foi curto.

"Tivemos um inverno seco e a previsão para 2016 é que seja ainda pior que este ano por causa do fenômeno El Nino que deixará nossa região com mais estiagem", avisou o consultor.

Orientação

Ele informou que os agricultores dos arredores de Arapiraca que cultivam a cultura do milho, por exemplo, tiveram uma perda de 50% da lavoura.

A situação não foi pior porque os técnicos orientaram os agricultores a fazerem cilo, que é o armazenamento do milho tratado para alimentar o gado por um certo período de tempo.

"Os agricultores fizeram o cilo no final do mês de julho e início de agosto e hoje eles ainda estão alimentando o rebanho, caso contrário não teriam praticamente nada para sustentar o gado", comparou Manoel Henrique.

Para o período da entressafra, os agricultores serão orientados a partir de janeiro de 2016 e para amenizar a seca os governos municipal e estadual vão distribuir caminhões-pipa.

"A Secretaria Municipal de Agricultura vai fornecer três carros-pipa e a Defesa Civil Estadual contribuirá com cinco caminhões-pipa", assegurou o consultor Manoel Henrique.

Acompanhamento

Qualquer pessoa poderá acompanhar os dados meteorológicos pela estação meteorológica automática (EMA), no site do INMET, para saber informações sobre temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação, direção e velocidade dos ventos, radiação solar, etc.

Essas informações são atualizadas a cada hora e podem ser acessadas pelo link: http://www.inmet.gov.br/sonabra/maps/pg_automaticas.php

Na sexta-feira (20, por exemplo, a estação A353 de Arapiraca estava marcou uma temperatura de 24ºC às 6 horas da manhã e 33ºC às 12 horas e a umidade relativa do ar em 33%.

A temperatura mínima estava em 22ºC e a máxima atingiu 35ºC. O nascer do Sol em Arapiraca acontece às 4h54 e o pôr do Sol às 17h30.