Municípios são multados em R$1,8 mi por lixões
A equipe de resíduos sólidos e extração mineral da Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI São Francisco) vistoriou quatro lixões e dois locais de extração mineral nos municípios de Igaci, Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e Cacimbinhas. Todos eles receberam multas decorrentes de irregularidades ambientais que, juntas, chegam ao valor de R$1,8 milhão.
“Nos municípios, foram verificadas irregularidades na disposição de resíduos sólidos, a ponto de encontrarmos todos os tipos de lixo em situação precária, inclusive derivados de serviços de saúde. Havia restos de eletrônicos, pneus, carcaça de animais, além queima de material. Por essa razão, os municípios foram autuados”, disse o coordenador da equipe Ermi Ferrari, que é diretor de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
Já as extrações de areia vistoriadas localizavam-se entre os municípios de Cacimbinhas e Estrela de Alagoas. Nas duas cidades, a subtração ocorria em leito de rio seco. Uma delas possuía registro de licença do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). “No entanto, a poligonal autorizada não coincida com o leito do rio, o que a coloca em desacordo com a legislação”, explicou o coordenador.
Após verificar a situação, o próprio DNPM procederá o cancelamento do registro e encaminhará ao IMA para proceder da mesma forma no que diz respeito a licença ambiental.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
