Mutirão encontra focos do mosquito da dengue
"Por mais eficiente que eu seja, jamais serei tão eficiente quanto todos nós juntos", esta frase do Haroldo Rahm expressa muito bem o poder da ação coletiva para em combate ao mosquito da dengue. Em Arapiraca, três mil servidores públicos da Prefeitura de Arapiraca abraçaram a causa e saíram às ruas da cidade neste sábado para intensificar o combate ao Aedes Aegypti.
O mutirão, que passou pelos bairros Manoel Teles, Primavera, João Paulo II, Olho D'água dos Casusinhas e Padre Antônio Lima Neto, foi liderado pela própria prefeita Célia Rocha (PTB).
"Registramos, através de pesquisas recentes, que 80% dos focos de larvas estão nos reservatórios de água do arapiraquense. Isto é, aquela mesma usada para o consumo humano. Precisamos de uma força-tarefa para conscientizar todos que o inimigo é pequenino - um ínfimo mosquito -, mas que tem causado sérios transtornos e até mortes desde 1986. Essa guerra tem que ter a participação de cada um dos moradores dessa cidade", pontua a gestora, verificando caixas d'água, tanques, cisternas e quintais diversos.
O mutirão serviu como forma de conscientizar o arapiraquense e trazê-lo para o exército em combate ao mosquito, mas também funcionou como fiscalizador. O grupo encontrou várias casas com foco de Aedes Aegypti e de imediato tomaram as medidas preventivas para evitar uma proliferação ainda maior.
De acordo com o secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, a prevenção é necessária também porque recentemente foi identificado que a zika - um dos males causados pelo mosquito - pode causar microcefalia, uma espécie de má formação do cérebro no processo de gravidez.
Outro mutirão será levado as ruas no próximo sábado (12) e a participação do povo arapiraquense é fundamental para ganhar esta guerra.