Alagoas

Sargento lança livro sobre segurança pública brasileira

Por Assessoria 15/12/2015 14h02
Sargento lança livro sobre segurança pública brasileira
- Foto: Assessoria

O 2º Sargento da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Elias Barboza, que está há quase 30 anos na corporação escreveu o livro “O poder da pulseira e do fogo”, que trata de questões relacionadas a segurança brasileira e teve o seu pré-lançamento na VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Além das questões abordadas relacionadas à segurança, crime da farda e de conduta, o livro trata a respeito de algumas mortes emblemáticas contra os militares.

Segundo o 2º Sargento Elias Barboza, desde que entrou na PM sempre observou a própria insegurança dentro da segurança pública e uma formação que foge totalmente a regra, por isso a decisão de escrever o livro para contar um pouco do que vivenciou. “Muitos desses policiais vão às ruas sem a devida preparação, entretanto ultimamente vem sendo corrigido em algumas polícias do Brasil. Outro tema que abordo nesse livro é que diante da audácia dos bandidos, os militares acabam indo às ruas sob um alto grau de estresse e isso colabora negativamente para o policiamento ostensivo, pois faz com que eles ajam por impulso e uma ocorrência pequena pode se tornar desastrosa”, explicou.

Ele cita ainda no livro que infelizmente alguns militares acabam fazendo uso de entorpecentes para tentar fugir da realidade e pressão em casa e no trabalho, o que acaba resultando em depressão. “Estamos com excelentes armamentos e equipamentos, entretanto ainda não vejo de fato essa preparação para uso destes materiais, o que acaba ocasionando diversos problemas, às vezes até morte aos militares”, finalizou.

O grande lançamento do livro “O poder da pulseira e do fogo” está previsto para janeiro de 2016 e contará com o apoio da Associação dos Cabos e Soldados em Alagoas. O local e o horário do lançamento serão divulgados em breve.