Alagoas

Secretaria do Trabalho e Emprego de Alagoas finaliza o ano com saldo positivo

Por Agência Alagoas 15/12/2015 20h08

Com 2015 chegando ao fim é o momento de fazer um balanço do que foi produtivo durante todo o ano. Para o Governo do Estado, o período foi, sem dúvida, de muito trabalho e dedicação. A Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), com suas ações e programas, obteve conquistas significantes.

O secretário Rafael Brito comemora os excelentes resultados, a começar pelo aumento dos postos de empregos. As centrais do Sistema Nacional de Emprego (Sine) passaram de 12, em janeiro, para os 18 postos atuais. “Eu lembro muito bem que as pessoas precisavam dormir nas portas das centrais ou chegar ainda de madrugada para serem atendidas. Esse cenário mudou com o aumento no número de postos de empregos”, disse Rafael Brito.

Além dos 18 postos que hoje atendem todo o Estado, tem também o Ônibus do Trabalho e Emprego, que percorre os municípios beneficiando os alagoanos que sonham em obter um emprego digno. O ônibus, que proporciona à população o acesso rápido à Carteira de Trabalho e aproxima cidadãos do mercado formal, voltou a ‘rodar’ por Alagoas desde março deste ano e já obteve bons resultados.

“Mais de cinco mil carteiras foram emitidas durante o ano. Isso aconteceu principalmente no Agreste e Sertão, onde muita gente trabalhava, mas não tinha carteira assinada porque não possuía o documento”, explicou Rafael Brito.

Para o secretário, esses números impressionam pela forma como foram conquistados. “A verba utilizada no ano passado foi a mesma usada agora, sem nenhum acréscimo. Ou seja, com um bom planejamento o trabalho é feito, e com bons resultados, mesmo em tempos de crise”.

A Sete contabiliza ainda os resultados do Programa Produzir Juntos, de fomento e desenvolvimento de iniciativas de trabalho e geração de renda em comunidades e territórios de população extremamente pobre, por meio da constituição e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários.

“Com o Produzir Juntos, mas mil pessoas foram beneficiadas. Isso mostra que o programa também serve como destaque na nossa gestão em 2015”, lembrou Rafael Brito.

O secretário destaca ainda entre as principais ações da Secretaria a contratação de reeducandos, o dia D de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e o Juventude Empreendedora.

Na primeira ação, uma parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, reeducandos do sistema prisional alagoano voltam ao mercado de trabalho como uma nova chance para o ingresso a sociedade.

O dia ‘D’ de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho contou com a realização de palestras, oficinas e orientações prestadas a todos os que tinham algum tipo de deficiência e mostrou que todos são capazes de contribuir com o funcionamento de qualquer organização.

Por fim, o Juventude Empreendedora foi classificado como um dos destaques de 2015. Com o recurso aprovado pelo Conselho do Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep), o programa visa dar oportunidade ao jovem de se tornar dono do próprio negócio, ampliando as condições de crescimento da renda e realização pessoal.

Em 2015, foram liberados R$ 2,2 milhões para a implantação do programa. Para o ano que vem, Rafael Brito garante um maior planejamento das ações, que irão beneficiar não apenas os jovens alagoanos, mas a economia do Estado como um todo.

"A lista do bom trabalho em 2015 é extensa. Neste primeiro ano da nova gestão do Governo do Estado melhorias foram feitas e deram excelentes resultados. Mas, para 2016, já começamos a traçar planos, para colher bons resultados. No ano que vem nosso alvo é a qualificação. Vamos investir principalmente na capacitação do trabalhador, já que este ano foi de oportunidades. Então, mesmo com a crise, iremos abrir mais as portas do mercado de trabalho para os alagoanos”, finalizou o secretário.