Fornecedores de cana protestam por pagamento

Os plantadores de cana da região do Baixo São Francisco, em Penedo, que fazem parte da Cooperativa 2º Núcleo, interditam na manhã desta quinta-feira (14) o acesso ao povoado da cooperativa. O bloqueio é em virtude da falta de regularidade no pagamento da produção de cana fornecida pela cooperativa à Usina Paisa.
Dezenas de caminhões, tratores, carregadeiras bloqueiam o acesso ao povoado que fica a 4km da entrada principal da usina. Eles afirmam que só vão desbloquear o acesso ao povoado quando a usina cumprir o acordo firmado entre os plantadores e a direção da empresa no último protesto realizado acerca de um mês. “A direção da usina Paisa se comprometeu em efetuar mensalmente uma parcela de R$ 500 reais na conta dos fornecedores e nem isso está cumprindo’, afirmou um manifestante.
Os plantadores de cana denunciam que nos últimos quatro anos a direção da Usina Paisa compra a safra de cana produzida pelos associados da cooperativa mas não efetua o pagamento. “Tem família que está passando fome, nem tem condições de preparar a terra para novo plantio nem tem recurso financeiros para sustentar a família. É desumano o que a Usina Paisa está fazendo com a gente”, desabafou um cooperado.
Irineu Isidoro dos Santos é filho de plantador de cana e diz que fica indignado com a falta de respeito com centenas de trabalhadores que vivem exclusivamente do plantio da cana para o sustento das famílias. Ele afirmou que o Grupo Toledo, que administra a usina Paisa, alega que nos últimos anos a crise financeira está impedindo o pagamento regular da produção. Mas recentemente o grupo Toledo comprou uma outra unidade em São Paulo. “Eles alegam que não tem dinheiro para pagar a gente mas gastaram milhões para compra mais usinas”, afirmou Irineu.
Últimas notícias

Homem é baleado por dupla em moto na zona rural de Campo Grande

Senadores sabatinam Marluce Caldas para vaga no STJ; acompanhe ao vivo

Janja chega em Maceió e tem agenda com marisqueiras no Vergel do Lago

Após 25 anos foragido, homem é condenado por assassinato de mulher em Água Branca

Ladrão é preso por invadir Banco do Brasil e furtar cobre de aparelhos em Arapiraca

Adolescente de 16 anos foi morta pelo tribunal do crime em Olho d’Água das Flores, diz polícia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
