Fornecedores de cana protestam por pagamento
Os plantadores de cana da região do Baixo São Francisco, em Penedo, que fazem parte da Cooperativa 2º Núcleo, interditam na manhã desta quinta-feira (14) o acesso ao povoado da cooperativa. O bloqueio é em virtude da falta de regularidade no pagamento da produção de cana fornecida pela cooperativa à Usina Paisa.
Dezenas de caminhões, tratores, carregadeiras bloqueiam o acesso ao povoado que fica a 4km da entrada principal da usina. Eles afirmam que só vão desbloquear o acesso ao povoado quando a usina cumprir o acordo firmado entre os plantadores e a direção da empresa no último protesto realizado acerca de um mês. “A direção da usina Paisa se comprometeu em efetuar mensalmente uma parcela de R$ 500 reais na conta dos fornecedores e nem isso está cumprindo’, afirmou um manifestante.
Os plantadores de cana denunciam que nos últimos quatro anos a direção da Usina Paisa compra a safra de cana produzida pelos associados da cooperativa mas não efetua o pagamento. “Tem família que está passando fome, nem tem condições de preparar a terra para novo plantio nem tem recurso financeiros para sustentar a família. É desumano o que a Usina Paisa está fazendo com a gente”, desabafou um cooperado.
Irineu Isidoro dos Santos é filho de plantador de cana e diz que fica indignado com a falta de respeito com centenas de trabalhadores que vivem exclusivamente do plantio da cana para o sustento das famílias. Ele afirmou que o Grupo Toledo, que administra a usina Paisa, alega que nos últimos anos a crise financeira está impedindo o pagamento regular da produção. Mas recentemente o grupo Toledo comprou uma outra unidade em São Paulo. “Eles alegam que não tem dinheiro para pagar a gente mas gastaram milhões para compra mais usinas”, afirmou Irineu.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
