Fornecedores de cana protestam por pagamento
Os plantadores de cana da região do Baixo São Francisco, em Penedo, que fazem parte da Cooperativa 2º Núcleo, interditam na manhã desta quinta-feira (14) o acesso ao povoado da cooperativa. O bloqueio é em virtude da falta de regularidade no pagamento da produção de cana fornecida pela cooperativa à Usina Paisa.
Dezenas de caminhões, tratores, carregadeiras bloqueiam o acesso ao povoado que fica a 4km da entrada principal da usina. Eles afirmam que só vão desbloquear o acesso ao povoado quando a usina cumprir o acordo firmado entre os plantadores e a direção da empresa no último protesto realizado acerca de um mês. “A direção da usina Paisa se comprometeu em efetuar mensalmente uma parcela de R$ 500 reais na conta dos fornecedores e nem isso está cumprindo’, afirmou um manifestante.
Os plantadores de cana denunciam que nos últimos quatro anos a direção da Usina Paisa compra a safra de cana produzida pelos associados da cooperativa mas não efetua o pagamento. “Tem família que está passando fome, nem tem condições de preparar a terra para novo plantio nem tem recurso financeiros para sustentar a família. É desumano o que a Usina Paisa está fazendo com a gente”, desabafou um cooperado.
Irineu Isidoro dos Santos é filho de plantador de cana e diz que fica indignado com a falta de respeito com centenas de trabalhadores que vivem exclusivamente do plantio da cana para o sustento das famílias. Ele afirmou que o Grupo Toledo, que administra a usina Paisa, alega que nos últimos anos a crise financeira está impedindo o pagamento regular da produção. Mas recentemente o grupo Toledo comprou uma outra unidade em São Paulo. “Eles alegam que não tem dinheiro para pagar a gente mas gastaram milhões para compra mais usinas”, afirmou Irineu.
Últimas notícias
Criança de 4 anos entra em máquina de bichos de pelúcia; ‘Eu fiquei apavorada’, diz mãe
Trapezista morre após despencar dez metros durante apresentação em Sergipe
Prefeitura entregará Kits da 24ª Corrida da Emancipação de Arapiraca no Ginásio João Paulo II
Mais de 350 famílias de quilombolas conquistam o direito à água em Arapiraca
Veículo pega fogo e fica completamente carbonizado em Palmeira dos Índios
Dólar abre em queda após reunião entre Lula e Trump e com expectativa de acordo entre EUA e China
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
