Governo institui certificado de qualidade ambiental em AL
As instituições públicas e privadas que adotam medidas de preservação, proteção e recuperação do meio ambiente em Alagoas poderão receber o certificado de qualidade ambiental.
Determinada pelo governador Renan Filho, a medida garante aos beneficiários a utilização do “Selo Verde Ambiental” em seus produtos, peças de comunicação, publicidade e propaganda com validade de um ano. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (14).
Estão aptas a participar do projeto, todas as empresas que pratiquem ações com foco no desenvolvimento sustentável do Estado, bem como a melhoria da qualidade de vida da população.
Depois de análise e aprovação das instituições interessadas, fica a comissão julgadora da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) responsável pela concessão do certificado aos grupos agraciados.
De acordo com a lei, o “Selo Verde Ambiental” será entregue anualmente, em caráter simbólico, no Dia Internacional do Meio Ambiente, durante sessão solene realizada pelos órgãos envolvidos. Paralelo às atividades de avaliação, a Semarh e o IMA ficam ainda à frente do desenvolvimento de campanhas educativas voltadas para a valorização da importância do certificado para a sociedade alagoana.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos deu início à elaboração do projeto relativo ao Selo Verde ainda no final do primeiro semestre de 2015. O superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Mateus Gonzales, revela que a iniciativa trabalhada pelo Governo de Alagoas é apontar para um caminho de instrução e não de coação.
“Com o Selo Verde, as empresas públicas e privadas interessadas em contribuir com o meio ambiente, respeitando as normas imbuídas em lei, receberão o selo por mérito. A intenção é realizar ações de orientação sobre preservar e não atuar com repressão”, explica o superintendente.
A outra proposta da Semarh é incentivar às prefeituras alagoanas a desenvolverem projetos, sempre em consonância com a legislação do Selo Verde com a proposta de adotar boas práticas ambientais.
Últimas notícias
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
