Quadrilheiros de Arapiraca se articulam para festejos juninos
Cores vivas, dança e muita animação são alguns dos elementos que fazem parte das festas juninas. O ano mal começou, mas os quadrilheiros já tem se articulado para o São João deste ano.
Para deixar a festa mais bonita, as quadrilhas juninas precisam se preparar com antecedência e arrecadar fundos para o espetáculo ficar impecável.
Apesar de ainda não ser destaque no São João de Alagoas, quem promete um grande show é a Junina Gonzagão. Criada há mais de oito anos, em 2016 a quadrilha pretende colocar seu nome entre as tops de Alagoas e garantir vaga para competições locais, estaduais e nacionais.
A quadrilha vem sendo desenvolvida junto à Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Baixão, e começou a se preparar em agosto do ano passado. Segundo o presidente do grupo, Netinho Cavalcante, os membros participam de oficinas constantes de xaxado e expressão facial e corporal.
"Os ensaios são realizados na Escola Municipal Professor Jayme de Altavilla e também na Escola Santa Clara de Assis. Nosso grupo é composto por 20 casais, mas queremos aumentar para 30, então fica o convite para quem quiser conhecer a Junina Gonzagão e fazer parte dessa família: é só aparecer", disse Netinho Cavalcante.
Um dos problemas enfrentados pelos quadrilheiros é a falta de incentivo financeiro. Orçada em mais de R$60 mil, a Junina Gonzagão tem feito constantes campanhas, como bingos e rifas, para conseguir juntar parte da verba.
"Nossos custos são altíssimos e precisamos da ajuda do empresariado arapiraquense para colocar o nome da nossa cidade entre as melhores no quesito cultura e quadrilhas juninas", concluiu o presidente da Junina Gonzagão.

Canarraiá
Na estrada há 28 anos, uma das quadrilhas mais conhecidas de Arapiraca é a Canarraiá, do Bairro Canafístula. O espetáculo protagonizado pelos membros já foi seis vezes campeão dos campeonatos de Arapiraca, disputando com grandes quadrilhas da região, como a Lengo Tendo, do bairro Brasília, e a Beija Flor do Nordeste, do bairro Manoel Teles.
A Canarraiá também já participou durante quatro anos do concurso de quadrilhas de Caruraru-PE, ficando em 5º no ano de 2008, em 2º lugar no ano de 2009, em 3º no ano de 2010 e em 5º no ano de 2011.
Mas até as mais tradicionais quadrilhas de Arapiraca tem sofrido com a falta de incentivo financeiro.
"Estamos fazendo algumas campanhas, como gincanas e bingos para arrecadar dinheiro. Agora estamos movimentando as redes sociais com um desafio bem bacana para incentivar a compra das nossas camisetas, que custam R$25", disse o representante da Canarraiá, Wellington Magalhães.
Para conhecer mais o trabalho realizado pela Canarraiá na comunidade da Canafístula, é só comparecer aos ensaios, que são realizados todos os domingos. "Depois do carnaval, nossa quadrilha intensificará a preparação, ensaiando também às sextas e aos sábados", relatou.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo inicia projeto Cultura Presente na Praça na próxima sexta-feira, 22
Prefeitura de Penedo chega a final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2026
Marcelo Beltrão destaca fortalecimento dos municípios durante a XXVII Marcha em Brasília
Trabalho de Rafael Brito garante reajuste automático do piso do magistério para todos os professores
Projeto de Cabo Bebeto aprovado na ALE obriga escolas a comunicar pais sobre atividades de gênero
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
