Quadrilheiros de Arapiraca se articulam para festejos juninos
Cores vivas, dança e muita animação são alguns dos elementos que fazem parte das festas juninas. O ano mal começou, mas os quadrilheiros já tem se articulado para o São João deste ano.
Para deixar a festa mais bonita, as quadrilhas juninas precisam se preparar com antecedência e arrecadar fundos para o espetáculo ficar impecável.
Apesar de ainda não ser destaque no São João de Alagoas, quem promete um grande show é a Junina Gonzagão. Criada há mais de oito anos, em 2016 a quadrilha pretende colocar seu nome entre as tops de Alagoas e garantir vaga para competições locais, estaduais e nacionais.
A quadrilha vem sendo desenvolvida junto à Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Baixão, e começou a se preparar em agosto do ano passado. Segundo o presidente do grupo, Netinho Cavalcante, os membros participam de oficinas constantes de xaxado e expressão facial e corporal.
"Os ensaios são realizados na Escola Municipal Professor Jayme de Altavilla e também na Escola Santa Clara de Assis. Nosso grupo é composto por 20 casais, mas queremos aumentar para 30, então fica o convite para quem quiser conhecer a Junina Gonzagão e fazer parte dessa família: é só aparecer", disse Netinho Cavalcante.
Um dos problemas enfrentados pelos quadrilheiros é a falta de incentivo financeiro. Orçada em mais de R$60 mil, a Junina Gonzagão tem feito constantes campanhas, como bingos e rifas, para conseguir juntar parte da verba.
"Nossos custos são altíssimos e precisamos da ajuda do empresariado arapiraquense para colocar o nome da nossa cidade entre as melhores no quesito cultura e quadrilhas juninas", concluiu o presidente da Junina Gonzagão.
Canarraiá
Na estrada há 28 anos, uma das quadrilhas mais conhecidas de Arapiraca é a Canarraiá, do Bairro Canafístula. O espetáculo protagonizado pelos membros já foi seis vezes campeão dos campeonatos de Arapiraca, disputando com grandes quadrilhas da região, como a Lengo Tendo, do bairro Brasília, e a Beija Flor do Nordeste, do bairro Manoel Teles.
A Canarraiá também já participou durante quatro anos do concurso de quadrilhas de Caruraru-PE, ficando em 5º no ano de 2008, em 2º lugar no ano de 2009, em 3º no ano de 2010 e em 5º no ano de 2011.
Mas até as mais tradicionais quadrilhas de Arapiraca tem sofrido com a falta de incentivo financeiro.
"Estamos fazendo algumas campanhas, como gincanas e bingos para arrecadar dinheiro. Agora estamos movimentando as redes sociais com um desafio bem bacana para incentivar a compra das nossas camisetas, que custam R$25", disse o representante da Canarraiá, Wellington Magalhães.
Para conhecer mais o trabalho realizado pela Canarraiá na comunidade da Canafístula, é só comparecer aos ensaios, que são realizados todos os domingos. "Depois do carnaval, nossa quadrilha intensificará a preparação, ensaiando também às sextas e aos sábados", relatou.