Baixo São Francisco

Artesão de Penedo produz maior boneco de carnaval do país

Por 7 Segundos 24/01/2016 18h06
Artesão de Penedo produz maior boneco de carnaval do país
- Foto: Reprodução/ Aqui Acontece

Feitos de tecido, isopor, papel, madeira, fibra de vidro e alumínio, os bonecos gigantes são atrações indispensáveis em grandes carnavais brasileiros, principalmente em Olinda-PE. Apesar da tradição ser do estado vizinho, algumas cidades de Alagoas adotaram as alegorias para dar mais vida carnaval.

Neste ano, a cidade histórica de Penedo, localizada no Baixo São Francisco alagoano, deve ficar em evidência. O artesão, e carnavalesco, Cícero Tadeu Gomes, conhecido na região como "Tadeu dos Bonecos" está finalizando sua mais nova obra: O "Galeante da Noite".

Com 4,5 metros de altura, o boneco promete ser o mais alto já construído no Brasil.

O "Galeante da Noite" deve ser apresentado ao público no próximo sábado (30), durante o desfiles de vários blocos carnavalescos, pelas ruas de Penedo. 

Apesar de toda essa altura, o boneco gigante é muito leve, comparado aos seus antecessores. O "Galeante" tem apenas 15kg. Seus antecessores eram menores e mais pesados, a exemplo do "Homem da Meia Noite", que tinha 3,5 metros e pesava mais de 30kg.

Durante a festa do próximo final de semana, o boneco será batizado na praça São Judas Tadeu, às 18h, e em seguida seguirá em desfile pelas ruas da cidade até a Praça Doze de Abril.

No vídeo abaixo você confere um pouco do trabalho do artesão em apresentações de anos anteriores