Por passe livre Real Alagoas deve indenizar arapiraquense
A juíza Silvana Maria Cansanção de Albuquerque, titular da 3ª Vara Cível Residual de Arapiraca, condenou a empresa Real Alagoas a pagar indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, a usuária com direito a passe livre que teve o direito negado ao tentar seguir viagem a Arapiraca, em maio de 2014. A decisão está no Diário da Justiça desta terça-feira (26).
De acordo com os autos, a consumidora de Arapiraca tinha direito ao transporte público gratuito assegurado pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), depois de ter sofrido AVC, em fevereiro de 2006, e precisar de acompanhamento médico semanalmente, na capital.
Constrangimento
Em 20 de maio de 2014, quando saía de mais uma consulta médica em Maceió, na Santa Casa de Misericórdia, a mulher se deslocou até o ponto mais próximo para pegar o transporte de volta para casa. Com documentos em mãos, inclusive o cartão de Passe Livre, ela pediu a uma funcionária da empresa que emitisse uma passagem, mas foi informada que não havia necessidade e que bastava a apresentação da carteirinha no embarque.
No entanto, quando ela subiu no ônibus, o motorista cobrou a passagem à consumidora, que passou a orientação recebida anteriormente de uma funcionária. Mais adiante, em parada na Praça da Faculdade, o condutor negou-se a seguir viagem, caso ela não tirasse a passagem, e parou o transporte por mais de 15 minutos.
A juíza Silvana Cansanção entendeu que a usuária sofreu abalo moral por parte do motorista. “Não há como um transporte coletivo ficar parado por mais de 10 minutos, em discussão para retirada ou não de bilhete, e não haver qualquer alteração de humor. Portanto, o tratamento dispensado à autora foi de fato ofensivo”.
A viagem só foi retomada depois que funcionários da empresa perceberam a confusão e emitiram o bilhete. Em sua defesa, o motorista negou as acusações e afirmou que não distratou a usuária.
Últimas notícias
Ed Gama e os Disgramados se apresentam no Cultura na Praça em edição especial, nesta segunda (22)
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
Após apagão em escola, prefeitura de Arapiraca nega prejuízo a candidatos em concurso
De olho em 2026, primeira-dama de Maceió muda nome no Instagram
Incêndio iniciado em celular atinge apartamento no bairro do Farol, em Maceió
Funcionários da Assembleia Legislativa terão férias coletivas entre dezembro e fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
