Comissão define áreas de experimento com milho e soja em 2016
Os integrantes da comissão responsável pelo andamento do Programa de Incentivo à Produção de Grãos de Alagoas realizaram, na segunda-feira (25), a primeira reunião técnica. No encontro, foram definidas as áreas do Estado onde serão realizados os experimentos com milho e soja no ano de 2016.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Hibernon Cavalcante, presidente da Comissão de Grãos, os experimentos conduzidos pela própria Seagri e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) serão realizados nas regiões do Tabuleiro de São Miguel dos Campos e Junqueiro, na Região Norte, na Zona da Mata e no Agreste alagoano.
“Com as variedades de milho e soja que foram apontadas como as mais produtivas para o solo alagoano nas pesquisas de 2015, vamos agora buscar identificar as áreas do Estado onde essas culturas se adaptam melhor. Este ano, queremos duplicar a produção de soja, que foi de 800 toneladas no ano passado, e melhorar o resultado do milho, que já foi muito satisfatório”, disse o superintendente.
O secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, participou do debate e destacou o interesse das entidades que solicitaram sua inclusão na Comissão de Grãos este ano. “Em 2015, a comissão tinha 20 integrantes. Este ano, ingressaram no grupo o Sebrae, uma indústria de máquinas agrícolas de São Paulo, duas revendas de tratores de Alagoas e uma indústria de fertilizantes. Esse interesse demonstra o sucesso do Programa de Grãos em 2015 e esses novos parceiros vão contribuir muito no desenvolvimento das ações este ano”, disse.
O secretário lembrou ainda que o Governo do Estado aguarda a publicação do zoneamento agroecológico para o milho e a soja em Alagoas, realizado pela Embrapa, para discutir o financiamento das duas culturas junto às instituições financeiras.
“O zoneamento está pronto e aguardamos sua publicação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esse trabalho da Embrapa é essencial para que o produtor interessado em investir no milho e na soja consiga o financiamento junto aos bancos. E o Governo dará todo apoio a esse produtor, com os olhos voltados para a diversificação da agricultura no Estado”, garantiu Vasconcelos.
Na próxima segunda-feira (1º), a Comissão de Grãos volta a se reunir na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) para definir os papéis, encargos e atribuições de cada um dos parceiros que integram o grupo.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
