Produtores desejam bater meta de 15kg de leite no Torneio de Lajes do Caldeirão

Com um grupo de 22 produtores e uma média de 400 litros de leite diário, os produtores da Associação dos Produtores de Leite do Povoado Lajes do Caldeirão, em Palmeira dos Índios, decidiram há um ano fundar a associação e trabalhar em conjunto na produção e concentração láctea nos tanques de armazenamento.
O bom rendimento do grupo aliado ao incentivo técnico prestado pela CPLA resultou na decisão de realizar o primeiro Torneio Leiteiro. Com apoio da prefeitura e governo do Estado, os produtores conseguiram tocar o projeto da competição e iniciaram nesta quarta-feira, 27, a competição. A competição terá 5 ordenhas e os vencedores serão premiados com troféus, televisor, balde de 50 litros de leite e uma caneca de captação de leite.
A tradicional competição, por muitas vezes, de acordo com o técnico da CPLA, Adriano Santos, serve como marco inicial para turbinar a produção leiteira da comunidade. “A associação tem apenas um ano, mas os produtores são experientes o suficiente para comercializar seu leite para a indústria”.
E foi isso que motivou o grupo a realizar a competição: “Sabemos que em Palmeira tem a maior indústria de leite do estado, a Valedourado. Então nada mais interessante do que iniciar um trabalho de valorização da produção local, com qualidade e demanda regular”, lembrou o técnico.
O concurso conta com a participação de nove produtores e nove fêmeas. A quantidade estimada de leite na pesagem final foi estipulada para atingir a faixa de 15kg. Em 2017, o objetivo é chegar a 25kg. A última ordenha e divulgação do resultado final acontecem no sábado (30), às 19h. Todo trabalho de esgoto e ordenha acontece sob fiscalização e julgamento de uma equipe de veterinário, engenheiro agrônomo e zootecnista.
Produtividade
Além da equipe técnica, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, faz questão de prestigiar o bom momento da comunidade leiteira do povoado. “A gente fica feliz em ver o produtor empenhado em querer superar seus índices de captação de leite. Esse momento é importantíssimo para pensar em melhorar investimento em manejo, alimentação e reprodução para que lá na frente o animal dê a resposta desejada”, avaliou.
Visita
Nesta quinta-feira, 28, os produtores receberam o gerente do Banco do Brasil, unidade Palmeira do Índios, Josiedson Santos. Na oportunidade, o gerente conheceu as instalações da associação e o tanque de resfriamento utilizado na conserva do leite. Os produtores também aproveitaram o momento para tratar de parcerias e programas de crédito.
Últimas notícias

Maceió: Ministério Público visita unidades Gigantinhos e detecta irregularidades

Homem é esfaqueado e colocado em ponto de ônibus para esperar socorro na Mangabeiras

Homem em situação de rua tenta atirar paralelepípedo em corredora na orla de Maceió

Barack Obama comenta pela 1ª vez rumores sobre divórcio

Influencer é preso por invadir ilha do povo 'mais isolado do mundo'

Atenção aos sinais: médico alerta para dores que não devem ser ignoradas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
