Produtores desejam bater meta de 15kg de leite no Torneio de Lajes do Caldeirão
Com um grupo de 22 produtores e uma média de 400 litros de leite diário, os produtores da Associação dos Produtores de Leite do Povoado Lajes do Caldeirão, em Palmeira dos Índios, decidiram há um ano fundar a associação e trabalhar em conjunto na produção e concentração láctea nos tanques de armazenamento.
O bom rendimento do grupo aliado ao incentivo técnico prestado pela CPLA resultou na decisão de realizar o primeiro Torneio Leiteiro. Com apoio da prefeitura e governo do Estado, os produtores conseguiram tocar o projeto da competição e iniciaram nesta quarta-feira, 27, a competição. A competição terá 5 ordenhas e os vencedores serão premiados com troféus, televisor, balde de 50 litros de leite e uma caneca de captação de leite.
A tradicional competição, por muitas vezes, de acordo com o técnico da CPLA, Adriano Santos, serve como marco inicial para turbinar a produção leiteira da comunidade. “A associação tem apenas um ano, mas os produtores são experientes o suficiente para comercializar seu leite para a indústria”.
E foi isso que motivou o grupo a realizar a competição: “Sabemos que em Palmeira tem a maior indústria de leite do estado, a Valedourado. Então nada mais interessante do que iniciar um trabalho de valorização da produção local, com qualidade e demanda regular”, lembrou o técnico.
O concurso conta com a participação de nove produtores e nove fêmeas. A quantidade estimada de leite na pesagem final foi estipulada para atingir a faixa de 15kg. Em 2017, o objetivo é chegar a 25kg. A última ordenha e divulgação do resultado final acontecem no sábado (30), às 19h. Todo trabalho de esgoto e ordenha acontece sob fiscalização e julgamento de uma equipe de veterinário, engenheiro agrônomo e zootecnista.
Produtividade
Além da equipe técnica, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, faz questão de prestigiar o bom momento da comunidade leiteira do povoado. “A gente fica feliz em ver o produtor empenhado em querer superar seus índices de captação de leite. Esse momento é importantíssimo para pensar em melhorar investimento em manejo, alimentação e reprodução para que lá na frente o animal dê a resposta desejada”, avaliou.
Visita
Nesta quinta-feira, 28, os produtores receberam o gerente do Banco do Brasil, unidade Palmeira do Índios, Josiedson Santos. Na oportunidade, o gerente conheceu as instalações da associação e o tanque de resfriamento utilizado na conserva do leite. Os produtores também aproveitaram o momento para tratar de parcerias e programas de crédito.
Últimas notícias
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Parque Linear é alvo de suspeita de vandalismo um dia após a inauguração
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
