Produtores desejam bater meta de 15kg de leite no Torneio de Lajes do Caldeirão
Com um grupo de 22 produtores e uma média de 400 litros de leite diário, os produtores da Associação dos Produtores de Leite do Povoado Lajes do Caldeirão, em Palmeira dos Índios, decidiram há um ano fundar a associação e trabalhar em conjunto na produção e concentração láctea nos tanques de armazenamento.
O bom rendimento do grupo aliado ao incentivo técnico prestado pela CPLA resultou na decisão de realizar o primeiro Torneio Leiteiro. Com apoio da prefeitura e governo do Estado, os produtores conseguiram tocar o projeto da competição e iniciaram nesta quarta-feira, 27, a competição. A competição terá 5 ordenhas e os vencedores serão premiados com troféus, televisor, balde de 50 litros de leite e uma caneca de captação de leite.
A tradicional competição, por muitas vezes, de acordo com o técnico da CPLA, Adriano Santos, serve como marco inicial para turbinar a produção leiteira da comunidade. “A associação tem apenas um ano, mas os produtores são experientes o suficiente para comercializar seu leite para a indústria”.
E foi isso que motivou o grupo a realizar a competição: “Sabemos que em Palmeira tem a maior indústria de leite do estado, a Valedourado. Então nada mais interessante do que iniciar um trabalho de valorização da produção local, com qualidade e demanda regular”, lembrou o técnico.
O concurso conta com a participação de nove produtores e nove fêmeas. A quantidade estimada de leite na pesagem final foi estipulada para atingir a faixa de 15kg. Em 2017, o objetivo é chegar a 25kg. A última ordenha e divulgação do resultado final acontecem no sábado (30), às 19h. Todo trabalho de esgoto e ordenha acontece sob fiscalização e julgamento de uma equipe de veterinário, engenheiro agrônomo e zootecnista.
Produtividade
Além da equipe técnica, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, faz questão de prestigiar o bom momento da comunidade leiteira do povoado. “A gente fica feliz em ver o produtor empenhado em querer superar seus índices de captação de leite. Esse momento é importantíssimo para pensar em melhorar investimento em manejo, alimentação e reprodução para que lá na frente o animal dê a resposta desejada”, avaliou.
Visita
Nesta quinta-feira, 28, os produtores receberam o gerente do Banco do Brasil, unidade Palmeira do Índios, Josiedson Santos. Na oportunidade, o gerente conheceu as instalações da associação e o tanque de resfriamento utilizado na conserva do leite. Os produtores também aproveitaram o momento para tratar de parcerias e programas de crédito.