Bradesco deve pagar R$ 5 mil a ex-cliente por danos morais

O Banco Bradesco foi condenado a pagar indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, a uma ex-cliente que teve o nome negativado de forma indevida. A decisão, que admite recurso, é do magistrado João Dirceu Soares Moraes, da Comarca de Maravilha, e pode ser conferida no Diário da Justiça desta quinta-feira (11).
No processo, a consumidora disse que abriu uma conta-salário para receber seu rendimento mensal, no período em que trabalhou para uma empresa, e que, após ser demitida, procurou a agência bancária para fazer o cancelamento da conta, sendo informada de que o vínculo seria finalizado automaticamente. Contudo, posteriormente, recebeu notificação do órgão de proteção ao crédito informando que a instituição financeira havia negativado seu nome.
Em sua defesa, o Bradesco afirmou que procedeu corretamente, alegando que a autora do processo teria contraído uma conta corrente, e não uma conta-salário, e utilizado o limite de crédito disponível, sem que tivesse quitado os débitos decorrentes da utilização do serviço.
No entanto, segundo o magistrado João Dirceu Soares Moraes, o banco não apresentou qualquer documento que comprovasse as alegações, o que configurou os danos causados à consumidora.
“Com a negativação, a demandante ficou taxada publicamente de inadimplente de forma indevida, passando a integrar os cadastros de restrição de crédito sem ter dado causa para tal. Restam evidenciados a aflição, a insegurança e os transtornos vivenciados pela demandante, que, sem realizar qualquer contratação com a empresa, viu-se surpreendida com a mencionada restrição”, avaliou.
Ainda de acordo com o juiz, além de punitivo, a decisão tem caráter pedagógico. “O dano moral sofrido deve ser reparado por meio de indenização justa, não somente para atenuar a dor da vítima, mas também servindo como mecanismo punitivo aos infratores e de educação social, desestimulando a reiteração da conduta danosa”, afirmou. A decisão manteve ainda a liminar que havia determinado a retirada do nome da consumidora do cadastro de inadimplentes.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
